FIA pune e faz DS Penske largar dos boxes em Portland por scanner ilegal
Equipe foi considerada culpada pela FIA por usar um dispositivo que permitia a coleta de informações dos seus adversários por meio de leitura de código de barras
Um fato chamou bastante a atenção antes do segundo treino livre da Fórmula E em Portland. Neste sábado (24), a FIA considerou a DS Penske culpada por utilizar um scanner ilegal para coleta de informações dos seus adversários.
A punição, portanto, foi aplicada na classificação e tanto Jean-Eric Vergne como Stoffel Vandoorne vão largar na última fila na corrida de logo mais no circuito norte-americano, que terá a pole-position de Jake Dennis.
No texto, a DS Penske foi considerada culpada por instalar um scanner de identificação por rádiofrequência (RFID, na sigla em inglês) no pit-lane que permitia à equipe coletar dados em tempo real sobre os pneus dos adversários através da leitura de código de barras, o que é proibido na regra.

O anúncio foi feito logo após a primeira parte do treino, que define os oito que avançam às quartas de final e o francês bicampeão da categoria estava entre eles. Ele até tentou disputar a pole pelos três pontos no campeonato, mas de nada adiantaria, afinal, seria punido. No fim, foi derrotado por Norman Nato.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
E mais: o método dá ao competidor uma vantagem enorme e injusta diante os concorrentes. Assim, a FIA multou a equipe em 25 mil euros (cerca de R$ 129.600,00 na cotação do dia) sem direito a recorrer.
O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da Fórmula E no Brasil, vai transmitir todas as atividades de pista AO VIVO e com imagens diretamente do YouTube e do aplicativo Kwai. A transmissão neste sábado (24), abre pouco antes do início da sessão, às 20h30. Matheus Pinheiro comanda a narração, com comentários de JP Nascimento e Pedro Henrique Marum, além da produção de Rodrigo Berton em conjunto com a LiveSports.