Drugovich surge no fim e lidera treino livre de novatos da Fórmula E em Roma

Na segunda atividade do ano dedicada exclusivamente aos novatos na Fórmula E, desta vez em Roma, Felipe Drugovich repetiu o resultado do primeiro teste e liderou com a Maserati

Nos últimos segundos de atividade do treino livre de novatos da Fórmula E, realizado nesta sexta-feira (14), em Roma, Felipe Drugovich repetiu o feito de Berlim e tomou a liderança da tabela de tempos para fechar no topo com a Maserati. No comando do carro #7, normalmente pilotado por Maximilian Günther, o brasileiro registrou a volta mais rápida justamente em sua última tentativa, com 1min43s736.

A sessão transcorreu sem maiores problemas, com apenas dois sustos: no mesmo setor da pista, Ye Yifei e Daniil Kvyat passaram por alguns apuros, mas conseguiram evitar o muro e saíram sem nenhum dano. Mais uma vez, a nota triste ficou por conta da Mahindra, que não conseguiu sair da garagem em nenhum momento durante a atividade.

Relacionadas

A sessão dedicada aos novatos começou com a McLaren de Charlie Eastwood na liderança, mas Ye Yifei rapidamente tomou a ponta para a Porsche. O chinês ainda deu um susto na equipe alemã durante os primeiros minutos de sessão, quando perdeu o ponto de frenagem e quase foi no muro — no entanto, conseguiu sair sem danos.

Drugovich assumiu a liderança da sessão com 21 minutos restantes no cronômetro, mas os tempos começaram a baixar cada vez mais, e o sul-africano Sheldon van der Linde superou o tempo do brasileiro ao anotar 1min46s466. A atividade seguiu sem maiores problemas, com muita trocas de posição, e Felipe passou rapidamente pelos boxes com 15 minutos de pista restantes.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O brasileiro pilotou o carro #7 da Maserati, de Maximilian Günther (Foto: Divulgação)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Três minutos depois, Van der Linde acabou superado por Yann Ehrlacher, da DS Penske, que conseguiu marcar 1min45s763. Eastwood foi junto e, 0s516 atrás do novo líder, tomou a segunda posição em momento no qual diversos pilotos também visitaram o pit-lane.

Van der Linde rapidamente retomou a ponta na volta à pista, com 1min44s376, e abriu 0s658 em relação a Ehrlacher. Drugovich melhorou seu tempo logo em seguida, mas ficou a 1s040 da liderança e voltou aos boxes da Maserati mais uma vez.

Vivendo um verdadeiro pesadelo na temporada 2022/23, a Mahindra adicionou mais um capítulo à péssima fase e nem conseguiu ir à pista na sessão. Jehan Daruvala, que testaria pela equipe, e Adrien Tambay, representante da Abt Cupra — cliente do time indiano — nem sequer saíram da garagem ao longo dos 30 minutos de atividade em Roma.

Nos últimos segundos, os pilotos forçaram pela última vez e quase todos melhoraram seus tempos. Drugovich pulou diretamente para a liderança, com Van der Linde em segundo e Luca Ghiotto em terceiro. Eastwood, Ehrlacher, Zane Maloney, Daniil Kvyat, Yifei e Jack Aitken completaram o grupo dos nove participantes.