DS Penske sofre com dúvida sobre Vandoorne e analisa substituto. Shwartzman é favorito

Conflito de datas entre WEC e Fórmula E transformaram o destino de Stoffel Vandoorne na DS Penske em um ponto de interrogação. Titular no teste de novatos, Robert Shwartzman surge como favorito à vaga

Em uma reviravolta tardia na silly season da Fórmula E, a DS Penske pode estar próxima de perder o campeão da temporada 2021/22 da categoria, Stoffel Vandoorne. Recentemente anunciado como titular da Peugeot no WEC 2024, o belga assumiu o desafio de lidar com três conflitos de datas entre as duas categorias, o que não agrada ao time americano — que avalia buscar uma nova direção no segundo ano dos carros Gen3.

De acordo com apuração do GRANDE PRÊMIO, caso DS Penske e Vandoorne não consigam chegar a um acordo para mais um ano, Robert Shwartzman surge como favorito para agarrar a vaga. Ainda segundo a informação, o anúncio da dupla será feito na próxima quinta-feira (28).

Relacionadas

Considerando o calendário divulgado pelo WEC para o ano que vem, três datas entram em conflito direto com a programação da Fórmula E em 2024: o Prólogo, período de testes previsto para os dias 24 e 25 de fevereiro, além das etapas de Spa, em 11 de maio, e a preparação para as 24 Horas de Le Mans, entre 7 e 8 de junho — a corrida acontece uma semana depois.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O grande momento de Vandoorne em 2023 ficou mesmo pela pole de São Paulo (Foto: Fórmula E)

Enquanto a primeira data se choca com uma corrida ainda não anunciada pela Fórmula E, também prevista para 24 de fevereiro — seria Hyderabad, que caiu —, as outras conflitam com o eP de Berlim 1, em 11 de maio, e o eP de Jacarta, em 8 de junho. Este ano, inclusive, André Lotterer se ausentou da etapa da Indonésia justamente para se dedicar aos treinos em Le Mans.

Desta forma, a DS Penske enxerga a possibilidade de perder um de seus pilotos por até três finais de semana, já que a Peugeot ainda conta com Nico Müller, da Abt Cupra, no trio — ou seja, teria de abdicar de dois pilotos em algumas etapas, um deles recentemente contratado.

Outro fator que pesa no julgamento da equipe é o desempenho de Vandoorne em 2023. Depois de ser campeão da Fórmula E em 2021/22, o belga não conseguiu se adaptar ao Gen3 em sua primeira temporada e ficou muito abaixo do companheiro Jean-Èric Vergne ao longo de todo o ano.

Enquanto o francês finalizou o campeonato na posição, com 107 pontos conquistados e uma vitória, em Hyderabad, Stoffel — 11º colocado — não passou dos 56 tentos, com uma pole em São Paulo como ponto alto da temporada. Sua melhor colocação foi o 4º lugar no eP de Jacarta 1, vencido por Pascal Wehrlein.

Shwartzman ocupa o posto de reserva da Ferrari na F1 (Foto: AFP)

Asim, Robert Shwartzman surge como principal postulante à vaga no ano que vem. Piloto da Ferrari, o russo — que representa a bandeira de Israel — ocupa o posto de reserva na Fórmula 1 e, em 2023, disputou apenas duas corridas no GT World Challenge, competição europeia de endurance.

Nos últimos anos, porém, Robert se acostumou a alguns resultados de destaque, como o vice-campeonato da Fórmula 2 2021, vencida por Oscar Piastri, e a conquista da Fórmula 3 de 2019. Além disso, o piloto ainda venceu a Toyota Racing Series e foi 3º colocado da F3 no ano anterior ao título.

Este ano, Shwartzman foi um dos escolhidos pela DS Penske para representar a equipe no teste de novatos de Berlim. Com 1min05s923 em sua volta mais rápida, o piloto terminou na posição e superou Will Stevens, que também testou com o carro dourado. No treino livre 0, realizado em Roma, o time optou pelo francês Yann Ehrlacher. A confirmação oficial será feita nesta quinta.

Fórmula E retorna oficialmente no dia 13 de janeiro, com a abertura da temporada, na Cidade do México. Antes disso, porém, a categoria realiza sua pré-temporada, em Valência, entre os dias 23 26 de outubro.