DS Penske fecha acordo e mantém Vandoorne e Vergne para temporada 2024 da Fórmula E

A DS Penske chegou a cogitar Robert Shwartzman, conforme apurou o GRANDE PRÊMIO, mas chegou a um acordo e manteve a atual dupla, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne para a temporada 2023/24 da Fórmula E

A DS Penske anunciou na manhã desta quinta-feira (28) a renovação com sua atual dupla de pilotos, Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne, para a temporada 2023/24 da Fórmula E. Com isso, faltam apenas duas equipes definirem os pilotos para o próximo campeonato.

Embora permanecer com os dois campeões da categoria fosse a decisão natural, a DS Penske se viu num impasse com Vandoorne, conforme apurou o GRANDE PRÊMIO. A questão girava em torno da recente confirmação do belga como titular da Peugeot no WEC 2024, o que o deixou com o desafio de lidar com três conflitos de datas entre as duas classes.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Vergne viveu o único momento de alta na temporada em Hyderabad, quando venceu (Foto: Fórmula E)

A equipe americana já tinha, inclusive, o substituto caso não chegasse a um acordo com o também piloto de testes da Aston Martin na Fórmula 1: Robert Shwartzman, que assumiu o carro no teste de novatos e causou boa impressão.

A equipe prometeu definição até o final desta semana. "Entusiasmado por seguir com Vergne e Vandoorne", Jay Penske, chefe do time, descreveu a decisão de manter o duo como "simples" e salientou que o objetivo é lutar pelo título no ano que vem.

"Foi simples para a equipe decidir manter intacta aquela que é uma das duplas mais fortes do grid. A nona temporada foi de crescimento e aprendemos com cada sucesso, mas também com cada revés", avaliou, destacando que "nenhum de nós ficou satisfeito em terminar o campeonato em quinto lugar".

Vergne destacou "a verdadeira relação de confiança" que possui com a equipe e prometeu recompensá-los pela extensão da parceria. "Estou muito feliz por continuar essa aventura com a DS Penske", frisou o piloto de 33 anos. "Assim que um capítulo se encerra, temos de nos concentrar no próximo", acrescentou.

"Adoro correr e, acima de tudo, adoro vencer. Tenho uma verdadeira relação de confiança com os engenheiros e os mecânicos, a dedicação deles e o trabalho árduo são realmente inspiradores. Quero recompensar a confiança que Jay Penske e o resto do time depositaram em mim", completou o francês, responsável pela única vitória da equipe em 2022/23, em Hyderabad.

Campeão na temporada 2021/22 com a Mercedes, Vandoorne não teve o melhor dos campeonatos esse ano com a DS Penske, tendo como melhor resultado um quarto lugar no eP de Jacarta 1. No geral, foi apenas o 11º colocado, mas ressaltou que forma com Vergne "uma das melhores duplas do grid".

"Consistência e estabilidade serão os alicerces do nosso futuro", prometeu Stoffel. "Demos alguns passos significativos na última temporada e estamos ficando mais fortes juntos. A consistência no desempenho é a nossa meta para esta próxima temporada. O objetivo é conquistar o título. Estou empolgado para continuar construindo esse momento e conquistar muitos troféus com a equipe!", concluiu.

Abt Cupra e Porsche ainda não definiram seus respectivos line-ups para 2024. A primeira perdeu Robin Frijns, que foi para a Envision, e ainda não garantiu a permanência de Nico Müller. Já a Porsche quer manter Pascal Wehrlein e António Felix da Costa, porém não fez ainda anúncio oficial.