Chefe da campeã Envision destaca equilíbrio da Fórmula E: "Bom para os fãs, não para mim"

Sylvain Filippi, chefe da Envision — campeã do Mundial de Equipes da Fórmula E —, celebrou título inédito garantido em Londres e admitiu o nervosismo com a imprevisibilidade do campeonato

Presente no grid da Fórmula E desde sua criação, em 2014, a Envision levou nove temporadas para ser campeã de Equipes na categoria, mas encerrou a escrita no último domingo (30) ao vencer o eP de Londres 2 com Nick Cassidy e selar a conquista inédita. A principal concorrente, no fim das contas, foi sua própria fornecedora, a Jaguar. Ainda assim, a esquadra capitaneada por Sylvain Filippi superou novamente a marca inglesa na última corrida do ano e conquistou o campeonato.

O chefe, sempre contido, estava efusivo na celebração do pódio dos campeões, cerimônia tradicional de encerramento de temporada na categoria. Segundo ele, foi necessário ter um conjunto completo entre equipe, pilotos e carro para se sobressair em um campeonato tão equilibrado como o da Fórmula E.

[relacionadas]

"É incrível, e você precisa de um conjunto: do carro, da equipe, dos pilotos, e tudo se juntou no fim. Mas foi muito duro", destacou Filippi. "[A Fórmula E] é muito competitiva, muito apertada, e conquistar o título no último dia do último fim de semana é simplesmente incrível", celebrou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mitch Evans até tentou levar a taça para a Jaguar, mas não deu (Foto: Fórmula E)

Filippi fez questão de ressaltar a imprevisibilidade da categoria, que, mais uma vez, definiu seu campeão apenas na última etapa da temporada. "Sim, [podemos ver de tudo na Fórmula E]. Isso é ótimo para os fãs, não tão bom para mim", brincou o chefe da Envision. "Mas é fantástico. Que esporte fantástico", salientou.

Por fim, o chefe da equipe campeã admitiu que o nível de nervosismo foi maior no sábado, afinal, Cassidy ainda nutria possibilidades — ainda que pequenas — de levar a briga pela taça para o dia seguinte. Depois de Jake Dennis selar o título de Pilotos, entretanto, a mira se voltou para o Mundial de Construtores, e o domínio do neozelandês na segunda corrida do fim de semana trouxe muito mais tranquilidade.

"Fiquei mais nervoso no sábado. Hoje [domingo], o ritmo de Nick [Cassidy] era incrível", elogiou. "Ele tinha tudo sob controle, foi incrível. Claro que ele sempre pode cometer um erro, mas foi uma execução brilhante", finalizou Sylvain.

Nick Cassidy fechou a temporada com vitória da Envision (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Envision fechou a temporada 2022/23 da Fórmula E com 304 pontos, enquanto a Jaguar chegou a 292 e precisou se contentar com o 2º lugar. A Andretti, cliente da Porsche, também superou sua fornecedora ao anotar 252 tentos, 10 a mais do que os alemães.

A DS Penske fechou na 5ª colocação, com 163, um posto à frente de sua 'irmã' Maserati, que também usa o trem de força francês e somou 140 pontos. A Nissan ficou na 7ª posição, com 95 tentos, 7 a mais do que a cliente McLaren. Por fim, NIO [42], Mahindra [41] e Abt Cupra [21] completam a classificação.

Agora, a Fórmula E retorna oficialmente apenas em 2024, com a abertura da 10ª temporada programada para o dia 13 de janeiro, no eP da Cidade do México.