Da Costa admite erro e decepção após sair zerado em Mônaco: "Facada nas costas"
António Félix da Costa lamentou erro na classificação do eP de Mônaco — que o colocou no fundo do grid de largada — e admitiu a decepção com mais um resultado ruim da Porsche na Fórmula E
Mais uma etapa da Fórmula E se passou e, mais uma vez, a Porsche não teve respostas para a eficiência da Jaguar no eP de Mônaco. A equipe alemã, que abriu a temporada dominando completamente o campeonato, segue sofrendo demais em ritmo de classificação e não consegue mais se recuperar o bastante para somar bons pontos nas corridas. António Félix da Costa, 15º colocado em Monte Carlo, lamentou a falha eletrônica que tirou a equipe do TL1, o que atrasou a adaptação ao fim de semana e representou o início do fim para as pretensões da escuderia.
"Foi um dia complicado", admitiu Da Costa. "No geral, foi uma facada nas costas, mas faz parte. Nas temporadas de Fórmula E nós temos dias assim, mais complicados. Tivemos um problema de equipe no primeiro treino livre e perdemos metade da sessão e, a partir daí, ficamos o dia todo buscando jeitos de diminuir essa distância para nossos concorrentes", lamentou.
Na definição da fase de grupos da classificação, Da Costa cometeu um erro importante logo em sua primeira saída, tocando o muro e danificando parte do carro da Porsche. O português não teve tempo para se recuperar dentro da atividade, o que rendeu apenas a 19ª posição no grid de largada e um pedido de desculpas para o time alemão.
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"Na classificação, foi um erro meu", reconheceu. "Preciso pedir desculpas à equipe, fui eu que toquei no muro logo na primeira volta e estraguei o carro, basicamente — o volante ficou torto e comprometeu a classificação", ressaltou.
Por fim, o português admitiu que a equipe, mais uma vez, conseguiu usar a eficiência da bateria para se recuperar e ganhar posições durante a corrida. No entanto, largar do fundo do pelotão deixa os pilotos mais suscetíveis a toques, e uma batida que furou o pneu de Da Costa foi suficiente para encerrar o dia em Monte Carlo.
"O positivo, mais uma vez, é que conseguimos nos recuperar bem", frisou. "Ganhamos muitas posições e tínhamos boas indicações de que íamos acabar no top-5, mas as corridas só acabam no fim. Me tocaram, furei um pneu e a corrida acabou para nós. Fico chateado, triste, porque chegamos aqui com motivações e esperanças lá em cima, mas faz parte", finalizou.
A etapa de Mônaco foi desastrosa para as pretensões da Porsche no campeonato. Pascal Wehrlein somou apenas um ponto e perdeu a liderança do Mundial de Pilotos para Nick Cassidy, enquanto nos Construtores, o time alemão também foi desbancado pela Envision do neozelandês.
A Fórmula E volta a aquecer os motores a partir do dia 3 de junho, com a rodada dupla do eP de Jacarta. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no aplicativo Kwai.