Da Costa admite erro e decepção após sair zerado em Mônaco: "Facada nas costas"

António Félix da Costa lamentou erro na classificação do eP de Mônaco — que o colocou no fundo do grid de largada — e admitiu a decepção com mais um resultado ruim da Porsche na Fórmula E

Mais uma etapa da Fórmula E se passou e, mais uma vez, a Porsche não teve respostas para a eficiência da Jaguar no eP de Mônaco. A equipe alemã, que abriu a temporada dominando completamente o campeonato, segue sofrendo demais em ritmo de classificação e não consegue mais se recuperar o bastante para somar bons pontos nas corridas. António Félix da Costa, 15º colocado em Monte Carlo, lamentou a falha eletrônica que tirou a equipe do TL1, o que atrasou a adaptação ao fim de semana e representou o início do fim para as pretensões da escuderia.

"Foi um dia complicado", admitiu Da Costa. "No geral, foi uma facada nas costas, mas faz parte. Nas temporadas de Fórmula E nós temos dias assim, mais complicados. Tivemos um problema de equipe no primeiro treino livre e perdemos metade da sessão e, a partir daí, ficamos o dia todo buscando jeitos de diminuir essa distância para nossos concorrentes", lamentou.

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Na definição da fase de grupos da classificação, Da Costa cometeu um erro importante logo em sua primeira saída, tocando o muro e danificando parte do carro da Porsche. O português não teve tempo para se recuperar dentro da atividade, o que rendeu apenas a 19ª posição no grid de largada e um pedido de desculpas para o time alemão.

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Depois de chegar na final da classificação e pontuar em São Paulo, Da Costa só foi ao top-10 no eP de Berlim 2 (Foto: Pedro Prado)

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"Na classificação, foi um erro meu", reconheceu. "Preciso pedir desculpas à equipe, fui eu que toquei no muro logo na primeira volta e estraguei o carro, basicamente — o volante ficou torto e comprometeu a classificação", ressaltou.

Por fim, o português admitiu que a equipe, mais uma vez, conseguiu usar a eficiência da bateria para se recuperar e ganhar posições durante a corrida. No entanto, largar do fundo do pelotão deixa os pilotos mais suscetíveis a toques, e uma batida que furou o pneu de Da Costa foi suficiente para encerrar o dia em Monte Carlo.

"O positivo, mais uma vez, é que conseguimos nos recuperar bem", frisou. "Ganhamos muitas posições e tínhamos boas indicações de que íamos acabar no top-5, mas as corridas só acabam no fim. Me tocaram, furei um pneu e a corrida acabou para nós. Fico chateado, triste, porque chegamos aqui com motivações e esperanças lá em cima, mas faz parte", finalizou.

A etapa de Mônaco foi desastrosa para as pretensões da Porsche no campeonato. Pascal Wehrlein somou apenas um ponto e perdeu a liderança do Mundial de Pilotos para Nick Cassidy, enquanto nos Construtores, o time alemão também foi desbancado pela Envision do neozelandês.

Fórmula E volta a aquecer os motores a partir do dia 3 de junho, com a rodada dupla do eP de Jacarta. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no aplicativo Kwai.