Lotterer confirma saída da Fórmula E para focar no WEC: "Foi uma jornada incrível"

Depois de temporada terrível na Andretti, André Lotterer confirmou que vai deixar a Fórmula E a partir do ano que vem para focar totalmente na disputa do WEC com a Porsche

André Lotterer confirmou oficialmente nesta sexta-feira (8) que está de saída da Fórmula E para focar seus esforços completamente na disputa do WEC. Em decisão que já havia sido tomada pelo alemão no ano passado, mas adiada por um ano, o agora ex-Andretti se afasta definitivamente da categoria pela qual corre desde 2017, quando fez sua estreia pela Techeetah.

"Para mim, chegou a hora de fechar um capítulo de 26 anos de corridas em monopostos", disse Lotterer. "Decidi não correr mais na Fórmula E para focar totalmente em meu desafio com a Porsche de vencer o WEC e as 24 Horas de Le Mans pela quarta vez", destacou.

[relacionadas]

"Foi uma viagem incrível correr na Fórmula BMW, Fórmula Renault, Fórmula 3, Super Fórmula, Fórmula 1 e, finalmente, a família da Fórmula E, na qual entrei no início da temporada de 2017", destacou.

Em sua despedida, Lotterer dedicou um trecho inteiramente à Fórmula E, definida por ele como o campeonato mais "desafiador e divertido" de sua carreira. Apesar da experiência na categoria, pela qual defendeu Techeetah, Porsche e Andretti, André deixa a modalidade sem ter conseguido conquistar uma vitória.

Lotterer fez apenas uma temporada pela Andretti, sem grandes resultados (Foto: Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Gostaria de agradecer pessoalmente a Alejandro Agag, sua equipe e FIA por criarem a Fórmula E. Foi uma jornada fantástica, e vocês mudaram muitas de nossas vidas. A Fórmula E foi o campeonato mais desafiador e divertido que já competi", elogiou.

"Estou extremamente grato e orgulhoso de ter corrido na Fórmula E, promovido todas as tecnologias sustentáveis e conhecido as pessoas incríveis desse paddock, algumas das quais se tornaram meus melhores amigos hoje em dia", finalizou.

Ao longo de sete temporadas na Fórmula E, Lotterer disputou 81 corridas e teve o lugar como melhor resultado, conquistado sete vezes. Foram oito pódios, no total, além de duas poles. Sua melhor colocação no Mundial de Pilotos foi o lugar, assegurado em 2017/18, no ano de estreia, e repetido em 2018/19 e 2019/20.

WEC 2023, 24 HORAS DE LE MANS, PORSCHE
Lotterer vai se concentrar na disputa do WEC com a Porsche (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em seu último campeonato na categoria, porém, Lotterer apresentou um nível muito abaixo do esperado. A intenção do alemão, na verdade, era se despedir da Fórmula E ao fim da temporada 2021/22, mas a Porsche o convenceu a ficar e formar uma espécie de 'ponte' entre a fabricante e a Andretti, sua cliente. No eP de Jacarta, inclusive, o piloto desfalcou a escuderia para disputar as 24 Horas de Le Mans e foi substituído pelo novato David Beckmann.

Em sua única temporada pelo time americano, Lotterer teve um desempenho sofrível, com apenas 23 pontos em 14 corridas e o 18º lugar ao fim do campeonato. Para efeito de comparação, seu companheiro, Jake Dennis, se sagrou campeão mundial com 229 tentos e 11 pódios em 16 provas.

Até o momento, a Andretti não confirmou quem será o substituto de Lotterer, mas Dennis admitiu, ao ser questionado pelo GRANDE PRÊMIO, que Felipe Drugovich é uma das opções. O brasileiro, entretanto, ainda privilegia uma vaga na Fórmula 1, e a situação segue incerta.