Abt Cupra fecha negócio e passa a usar trem de força da Lola na Fórmula E em 2025

Acordo entre Abt Cupra e a parceria Lola/Yamaha era altamente esperada e, agora, tornou-se oficial para a temporada que vem

Entre os mistérios para a Fórmula E em 2025 até agora, duas questões das mais importantes foram elucidadas ao mesmo tempo. Abt Cupra e Lola anunciaram a parceria para a temporada que vem na categoria de carros elétricos. Desta feita, a Abt Cupra passa a usar os motores Lola.

O anúncio vem duas semanas após a Lola anunciar que volta ao esporte a motor como fabricante de motores na Fórmula E, e com a Yamaha como parceira no desenvolvimento de tecnologia. Já a Abt Cupra anunciara, na semana do eP de São Paulo, o final da parceria da Mahindra ao fim do campeonato atual. Uma precisava de cliente; a outra, de motor.

[relacionadas]

"Estamos muito satisfeitos por encontrar dois parceiros renomados para nosso futuro na Fórmula E", afirmou o chefe da Abt Cupra, Thomas Biermaier.

"Claro que será um grande desafio para uma nova montadora entrar e se estabelecer no campeonato, mas, durante nossas discussões e negociações ao longo dos últimos meses, claramente sentimos o quão habilidosos, motivados e determinados são Lola e Yamaha para o projeto seja um sucesso. Assim como todos os membros da nossa equipe", concluiu.

Abt Cupra terámotores Lola na Fórmula E (Foto: Fórmula E)

O motor Lola/Yamaha está em desenvolvimento e em fase de testagens de software e hardware em dinamômetro. A companhia marcou o primeiro shakedown oficial do novo trem de força para junho.

"Estamos animados por conta dessa parceria com a Abt, uma vez que traremos à Fórmula E a tecnologia que desenvolvemos com a Yamaha", falou Till Bechtolsheimer, presidente da Lola.

"É animador trabalhar com uma equipe com tanta história e sucesso no esporte. Operar programas com o apoio de fábricas é o feijão com arroz da Abt, e a experiência deles na Fórmula E nos dará uma ajuda fundamental. Estamos ansiosos para desenvolver nossa relação dentro e além da categoria de carros elétricos", encerrou.

"A Yamaha está acelerando a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias variadas que contribuem para sustentabilidade. Como parceira-técnica da Lola, esperamos adquirir mais tecnologias avançadas de gerenciamento de energia através do mais alto nível de corridas elétricas", afirmou. Heiji Maruyama, gerente-executivo da Yamaha.

Apesar do anúncio não especificar a validade do acordo, faz sentido acreditar que é válido para as temporadas 2024/25 e 2025/26, período pelo qual será válido o Gen3 Evo, atualização da terceira geração de carros.

A Abt tem história rica na Fórmula E, com direito a títulos, mas vive drama desde o retorno ao grid, ano passado, também por conta do deficitário motor Mahindra. Na temporada atual, tem apenas seis pontos. Lucas Di Grassi e Nico Müller são os pilotos titulares.

A rodada dupla de estreia do eP de Misano está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de abril. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

MERCEDES DIZ ADEUS À F1 2024! INCOMODAR RED BULL? SÓ NO FUTURO | TTGP #131