Abt Cupra anuncia retorno de Di Grassi e mantém Müller para Fórmula E 2023/24

A Abt Cupra aproveitou esta sexta-feira (29) para anunciar a escalação para a temporada da Fórmula E: Lucas Di Grassi está de volta e será o companheiro do remanescente Nico Müller

Mais duas vagas para a temporada 2024 da Fórmula E estão oficialmente definidas. Na manhã desta sexta-feira (28), a Abt Cupra oficializou a manutenção de Nico Müller e o retorno de Lucas Di Grassi após duas temporadas.

Juntos, Di Grassi e Müller terão o objetivo de mudar a classificação final da equipe, lanterna no campeonato de 2023 com apenas 21 pontos em 16 corridas. Apesar disso, é possível dizer que a Abt Cupra fez uma segunda metade de campeonato 2023 onde rendeu significativamente mais que a Mahindra, equipe da qual é cliente e recebe o motor mais problemático do momento na categoria.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Dos 21 pontos na temporada passada, 15 foram marcados por Müller, que se destacou positivamente após dois anos ruins na antiga Dragon - atual DS Penske. Müller, diga-se, é um velho conhecido da Abt: foi duas vezes vice-campeão do DTM pela equipe, em 2019 e 2020. O outro piloto era Robin Frijns, que deixou o time e tomou o rumo de volta à Envision.

Já Di Grassi é um outro papo. O piloto brasileiro defendeu a Abt durante as primeiras sete temporadas da história da Fórmula E. No primeiro campeonato, o time contava com parceria técnica da Audi. A partir daí, porém, a Audi englobou a equipe, que passou a ter status de time de fábrica, apesar de seguir sendo tocada pela Abt.

A Abt Cupra teve ano pouco memorável com Nico Müller em 2023 (Foto: Fórmula E)

Foi pela equipe que Di Grassi conquistou o título da temporada 2016/17 e foi vice-campeão em mais duas oportunidades. O piloto, que completa 40 anos pouco após o fim da próxima temporada, venceu 12 corridas e foi a 35 pódios com as cores da Abt.

Agora, regressa em momento diferente. A Abt saiu da categoria quando a Audi resolveu se retirar, no fim da temporada 2021, mas, passado um ano, voltou no ano passado. Sem Audi ao lado - embora com o o auxílio da Cupra, braço esportivo da espanhola Seat -, começou a remontagem como cliente da Mahindra, mas já projeta algo diferente para 2025. As conversas com a Porsche para tentar usar a antiga conexão com o Grupo Volkswagen são segredo aberto, embora o resultado ainda esteja em discussão. Possivelmente com novos motores em 2025, tem chances de pensar em voltar a brigar mais na frente. Por ora, a equipe pensa em se estabilizar e melhorar o desempenho.

Di Grassi estava justamente na Mahindra na temporada passada, onde conquistou um improvável pódio na abertura da temporada, e conhece o trem de força tanto quanto Müller.

Oficialmente, falta somente a Porsche anunciar quem serão os pilotos para 2024. Entretanto, não há grande dúvida quanto à manutenção de Pascal Wehrlein e António Félix da Costa.

É WILLIAMS ou nada para DRUGOVICH! E rival é CAMPEÃO DE PREJUÍZO na F1 | TT GP #115