F1 faz campanha contra assédio sexual e uso de sinalizadores no GP da Holanda
Para tornar o ambiente nas arquibancadas mais atrativo e inclusivo aos torcedores, o promotor de Zandvoort, Imre van Leeuwen, anunciou que o circuito holandês terá um local exclusivo para denúncias
O promotor do circuito de Zandvoort, Imre van Leeuwen, anunciou nesta sexta-feira (18) a campanha "Drive it Out" (Levar para Fora, em tradução livre), projeto desenvolvido em parceria com a Fórmula 1 e os promotores do GPs da Áustria, Bélgica e Espanha, que tem como objetivo promover um ambiente nas arquibancas mais atrativo e inclusivo aos turistas e visível aos pilotos com restrição do uso do sinalizador durante o final de semana.
A torcida holandesa trouxe um colorido diferente às arquibancadas dos circuitos que recebem a categoria graças ao domínio de Max Verstappen. Entretanto, além da festa, os torcedores holandeses têm causado problemas após 15 denúncias de assédio sexual no GP em 2022 e o uso dos sinalizadores de fumaça laranja que atrapalharam a visibilidade dos pilotos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
"No primeiro ano, tivemos apenas holandeses por causa da Covid-19", iniciou van Leeuwen, em entrevista à revista inglesa Autosport. "Ficaria realmente decepcionado com nossos fãs se, como torcedor da Ferrari ou do Lewis Hamilton, você não se sentisse seguro. Isso é totalmente inaceitável e não vamos permitir que isso aconteça. Não podemos tolerar isso e vamos retirar os ingressos das pessoas", afirmou o dirigente.
Para monitorar e combater as ofensas criminosas, um local designado para os fãs relatarem quaisquer problemas ou experiências ruins será instalado na área de circulação dos torcedores no autódromo. "Todos devem se sentir bem-vindos. Precisamos dos pilotos para competir, senão não haverá corrida. Se tivermos apenas o Max correndo por aí, isso não seria F1", ratificou.
"Temos agora um ponto de informação, então se algo acontecer com você, você pode contar sua história lá, haverá relatórios, podemos acalmá-lo se algo desagradável acontecer. Estamos trabalhando com a polícia e tentando informar as pessoas da melhor maneira possível", completou.
Ainda segundo van Leeuwen, a iniciativa surgiu após reuniões entre os promotores dos GPs da Holanda, Áustria, Bélgica e Espanha. "É muito importante parar com isso. Temos um grupo de trabalho com os outros promotores. Tomamos medidas extras para informar as pessoas sobre o que gostamos e o que não gostamos. Claro, vamos punir as pessoas. É um tópico importante para nós, que todos se sintam seguros."
Outro problema que preocupa o promotor do GP da Holanda é o uso excessivo do sinalizador de fumaça laranja. Van Leeuwen admitiu que a festa do torcedor holandês em Zandvoort tornou o ambiente nas arquibancadas mais colorido e vibrante, mas o uso do artifício tem gerado muitas reclamações por parte dos pilotos devido à falta de visibilidade na pista.
"A imagem ficou ótima na TV. Agora quando há tantos [sinalizadores] que é perigoso, não é bom para a saúde. Temos que informar as pessoas que agora você não é um bom fã se tiver um sinalizador. Se vir um torcedor com sinalizador, diga: 'Vamos lá, cara, isso é perigoso para a minha saúde'."
"Isso também é perigoso para os pilotos, porque acho que há dois anos, durante a volta de formação na Áustria, os pilotos tinham visibilidade ruim. Isso foi algo que um fã normal não sabia. Eles só viram dois caras com um sinalizador e depois vieram quatro caras e depois oito e 16 e 32. Agora temos que controlar isso", completou.
A ideia é que os informativos sobre o não uso de sinalizadores sejam emitidos nos telões do circuito e em mensagens enviadas via Whatsapp nos números cadastrados pelos espectadores no momento da compra de ingresso. "Vamos comunicar durante o dia por meio dos telões. Eles são bons para o entretenimento, e também para informar os fãs sobre como se comportar como um bom torcedor", concluiu.
A Fórmula 1 está de férias e retorna no próximo final de semana, de 25 a 27 de agosto, em Zandvoort, na Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.