FIA cria plano para agilizar auditoria de teto de gastos na temporada 2022
O diretor de regulamentos financeiros da organização, Federico Lodi, deu detalhes das mudanças feitas para dar celeridade ao resultado das investigações nas equipes
A FIA tem um plano para entregar rapidamente o resultado da auditoria do teto de gastos da Fórmula 1 da temporada 2022. As equipes tiveram de fornecer uma espécie de "inscrição interina" em junho do ano passado, sendo completada em 31 de março de 2023.
O diretor de regulamentos financeiros da organização, Federico Lodi, explicou as mudanças significativas feitas para este ano. "É um interessante de ambas as partes em obter uma resposta célere. Fortalecemos nosso departamento com mais dez funcionários em tempo integral trabalhando na regulamentação financeira da F1, diferente do ano passando, quando eram apenas quatro", falou.
Porém, Lodi apontou que pode haver dificuldades em aplicar um cronograma rígido, afinal, as equipes tem de enviar documentos com 150 a 200 páginas. "Existem algumas variáveis que precisam ser levadas em consideração. Há as descobertas em si, o que identificamos e precisamos nos aprofundar mais. Depois, vem a revisão com apoio da equipe", explicou.
Federico reiterou que, embora a celeridade seja importante, o ideal é não prejudicar a robustez do processo e, com o passar dos anos, as equipes ficarão mais conscientes de como agilizar o processo internamente.
“Quanto mais todos se acostumarem com o regulamento, mais o tempo será reduzido. Temos que ser realistas, porque não acho viável finalizar a revisão depois de um mês ou 45 dias. Depende também das conclusões, porque se você precisar abrir uma investigação formal, isso leva tempo. Mas temos um objetivo claro em mente para fazer isso mais rápido”, completou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Em 2022, três equipes não cumpriram o teto de gastos da categoria em relação a 2021: Williams, Aston Martin e Red Bull. Os taurinos foram multados em US$ 7 milhões (em torno de R$ 37 milhões à época), além de perder 10% do tempo em testes aerodinâmicos para a temporada 2023.
A Fórmula 1 está de férias e retorna no próximo final de semana, de 25 a 27 de agosto, em Zandvoort, na Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.