Alonso aponta Mônaco, Hungria e Singapura como possibilidades de vitória na F1 2023
Fernando Alonso admitiu que pensa na possibilidade de vencer em 2023, mas afirmou que a chance da Aston Martin será maior em pistas que casem com as qualidades do AMR23
A Aston Martin se colocou em uma posição privilegiada na Fórmula 1 este ano, pela primeira vez brigando por pódios com regularidade na categoria — após cinco corridas disputadas em 2023, a equipe já conquistou quatro top-3, todos com Fernando Alonso. No entanto, ainda falta a vitória, e o espanhol apontou alguns lugares em que acha mais provável de ver o AMR23 triunfar.
De acordo com o bicampeão mundial, a Aston Martin deixa levemente a desejar na velocidade de reta — por outro lado, é um carro muito forte nas curvas de baixa. Questionado sobre a crença em uma vitória em 2023, o espanhol admitiu que pensa no assunto e apontou pistas como Mônaco — a próxima do calendário —, Hungria e Singapura como ideais para o conjunto britânico.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
"Acho que sim", disse Alonso ao portal inglês Sky Sports. "Espero que aconteça logo, não sei. Parece que temos um carro que não é o mais rápido nas retas. Precisamos melhorar isso, mas somos muito bons nas curvas", destacou o espanhol.
"Então, eu diria que nas menores velocidades do campeonato, como em Mônaco, Budapeste e Singapura, esses tipos de circuito, são os que nós colocamos nossas principais esperanças no momento", salientou Alonso.
Além disso, Alonso falou sobre a decisão de deixar a Alpine e fechar com a Aston Martin para 2023. Questionado se teve dúvidas sobre o acordo com os ingleses, o espanhol foi sincero e disse que sim. Entretanto, acabou surpreendido pelo resultado da transferência — afinal, é a primeira temporada em que a equipe inglesa consegue se colocar entre as principais equipes do grid.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Acho que, em agosto, todos os times estavam otimistas para o ano seguinte", disse. "A Alpine achava que o carro seria bom, e falei com Lawrence [Stroll] quando 'Seb' [Vettel] se aposentou. Ele disse que tínhamos uma equipe fantástica e que o carro seria muito diferente do que Sebastian e Lance estavam pilotando naquele momento", revelou.
"Eu disse: 'tudo bem, todos estão pensando a mesma coisa, mas vamos ver'", admitiu. "É como jogar uma moeda ao ar — você nunca sabe o resultado e não tem uma bola de cristal. Mas estou feliz com o resultado, com certeza", finalizou Alonso.
Após o cancelamento do GP da Emília-Romanha, a Fórmula 1 se prepara para retomar a temporada no próximo fim de semana, com a disputa do GP de Mônaco programada para as 10h (de Brasília) de domingo (28).