De férias da Moto3, Moreira volta ao Brasil e disputa decisão da R3 Cup em Goiânia

Piloto da MSi foi convidado pela concessionária Yamaha Terranew para participar da Super Final da R3 Cup South América, que acontece neste fim de semana, em Goiânia. Será a primeira vez de Diogo a bordo da YZF-R3

Diogo Moreira vai aproveitar as férias da Moto3 na pista. E correndo no Brasil. O piloto da MSi vai retornar aos autódromos brasileiros para disputar neste fim de semana a Super Final da R3 Cup South America, em Goiânia.

O convite, que contou com o apoio da fábrica dos três diapasões, partiu da Terranew, uma concessionária Yamaha que é patrocinadora do piloto. Será a primeira experiência de Diogo a bordo da YZF-R3.

Diogo Moreira vai correr no Brasil neste fim de semana (Foto: MSi)
[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Correndo na Europa desde 2017, Moreira retorna ao Brasil depois de uma forte primeira temporada na Moto3. Correndo com a também estreante MSi, o brasileiro garantiu o título de ‘Novato do Ano’ e fechou 2022 com a oitava colocação no campeonato, com 112 pontos. Ao longo do ano, o companheiro de Ryusei Yamanaka conquistou uma pole-position e esteve no top-6 em sete das 19 corridas que disputou.

A R3 Cup é uma categoria monomarca destinada a competidores a partir dos 12 anos de idade e tem foco na formação de atletas. Como parte do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a competição, que começou em 2017, tem cinco rodadas duplas, totalizando dez etapas.

O campeonato foi idealizado pelo ex-piloto Alan Douglas, como contou o GRANDE PREMIUM em agosto passado, e tem sido o grande responsável por promover a passagem de jovens pilotos brasileiros às categorias europeias. Aliás, Moreira não será o único entre os pilotos que correm fora do país na decisão no Autódromo Internacional Ayrton Senna.

Além do #10, Humberto Maier, o Turquinho, que disputou o Mundial de Supersport 300 também estará na pista. Eduardo Burr, que compete na categoria SBK Junior do Espanhol de Superbike, também vai compor o grid da categoria Talent neste fim de semana. Quem também vai alinhar é Enzo Valentim, campeão da R3 Cup Europeia em 2022 e que no ano que vem vai disputar o Mundial de Supersport 300.

A lista de atrações especiais conta, ainda, com os irmãos Meikon e Ton Kawakami, que competem no Espanhol de Superbike (SSP600) e no Mundial de Superbike (SSP300), respectivamente.

A categoria Talent chega a Goiânia com a disputa pelo título aberta. Gustavo Manso lidera a competição desde a primeira etapa e soma 164 pontos, 35 a mais que Kaká Fumaça e Kevin Fontainha, que estão empatados com 129. Renan Fui tem 119 e segue na briga.

O campeão da R3 Cup South America recebe como prêmio 60% de desconto na inscrição da R3 Europeia 2023. O vice-campeão tem 40% de desconto para o mesmo campeonato.

Apesar de a maioria do grid ser composta por pilotos do Brasil, a categoria Talent conta, também, com representantes do Chile Bastian Alejandro —, da Colômbia Jeronimo Gonzáles, do Peru Jhixson Villogas —, e Argentina Santino Sabattini.

Quem quiser acompanhar a decisão da R3 Cup direto do autódromo de Goiânia, as vendas estão disponíveis apenas no domingo, direto na portaria. Quem estiver de moto, entra gratuitamente com direito a acompanhante. Quem estiver de carro, paga R$ 20 por pessoa. As credenciais com acesso ao box e aos pilotos custam R$ 50.

Toda a rodada tem transmissão ao vivo no canal da Yamaha Racing Brasil no YouTube e também no BandSports.

Confira a programação da categoria Talent da R3 Cup:

Sexta-feira, 25 de novembro:

12h15 – 12h35: Treino livre 1
15h10 – 15h30: Treino livre 2

Sábado, 26 de novembro:

10h30 – 10h50: Treino livre 3
12h55 – 13h10: Superpole
16h55: Corrida 1

Domingo, 27 de novembro:

8h40 – 8h55: Warm-up
11h15: Corrida 2