Título de Bortoleto mantém 'maldição de Abu Dhabi 2021': campeões nos boxes

A última vez que um título das três principais categorias da escada dos monopostos foi decidido na pista foi no GP de Abu Dhabi de 2021, na Fórmula 1. De lá para cá, o que se viu foram finais anticlimáticas decididas no pit-lane

Só uma hecatombe tiraria o título da Fórmula 3 das mãos de Gabriel Bortoleto, mas a conquista desta sexta-feira (1º), em Monza, manteve uma curiosa escrita que vem desde a famigerada final da Fórmula 1 em 2021, em Abu Dhabi: de lá para cá, todos os títulos das três principais categorias da escada dos monopostos foram decididos nos boxes.

Na decisão da F3, havia uma chance de, no mínimo, o desfecho ficar para sábado ou domingo. Como nem Paul Aron e nem Josep María Martí fizeram a pole, Bortoleto manteve para a corrida sprint 38 pontos de vantagem, porém com apenas mais 37 e jogo. O inusitado é a classificação foi encerrada sob bandeira vermelha, após forte batida de Oliver Goethe instantes depois de pular para o topo da tabela de tempos.

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Drugovich celebrou o título da F2 2022 nos boxes, depois de abandonar na primeira volta da sprint de Monza (Foto: Reprodução/F2)

O campeão da F3 no ano passado também só foi conhecido após longa paralisação. Na ocasião, também na Itália, o forte acidente entre Kush Maini e Brad Benavides trouxe a bandeira vermelha. Martins era o terceiro, resultado que já lhe daria o título, mas teve de esperar o veredito após o festival de punições aplicadas por limites de pista para celebrar a conquista.

O título de Felipe Drugovich na Fórmula 2 também veio com o piloto no pit-lane. Ainda na primeira volta da corrida sprint, foi acertado por Amaury Cordeel, ficou com a suspensão quebrada e, depois de abandonar, ficou torcendo para que Théo Pourchaire — o único capaz de frustrar os planos — não fosse além do sétimo. O francês ficou só em 17º, e Felipe soltou o grito de campeão junto com a MP.

A F1 também não escapou do anticlímax graças ao caos causado pela chuva no Japão somado ao total bate-cabeça da FIA em interpretar as regras. A corrida só teve 28 das 53 provas programadas, tanto que, de início, a tabela de divulgada mostrava a pontuação pela metade, o que não definiria ainda o campeonato. Só que, com a corrida já encerrada, Max Verstappen foi informado durante a entrevista que era, de fato, o campeão.

Na ocasião, a FIA realçou que a regra de pontuação dividida valia apenas quando uma corrida fosse suspensa antes da bandeirada e não pudesse ser retomada, como aconteceu na Bélgica, em 2021. Assim, ainda que uma corrida tivesse metade das voltas imaginadas inicialmente, mas chegasse à bandeirada, a pontuação que valeria era a tradicional. E valeu o título.