Martí aproveita fator casa e faz pole dominante da F3 na Espanha. Bortoleto é 6º
Pepe Martí brilhou na classificação da corrida de casa e garantiu a pole para a etapa da F3 na Espanha. Taylor Barnard completa a primeira fila da prova principal, com Gabriel Bortoleto em sexto, Caio Collet em 20º e Roberto Faria na 28ª colocação
Pepe Martí fez valer o fator casa e brilhou para garantir a pole da F3 na Espanha. Nascido em Barcelona, o catalão voou nesta sexta-feira (2), virando 1min27s587, sem dar chances aos rivais com a Campos, equipe também espanhola. Taylor Barnard, da Jenzer, fecha a primeira fila da corrida principal.
A segunda fila tem Franco Colapinto e Dino Beganovic, com Paul Aron partindo da quinta colocação. Em sexto sai o brasileiro Gabriel Bortoleto, líder do campeonato. Sebastián Montoya, Mari Boya, Leonardo Fornaroli e Grégoire Saucy completam o top-10.
Como a inversão de grid na F3 vai até a 12ª colocação, Zak O’Sullivan, da Prema, é quem sai na dianteira na sprint race deste sábado. Caio Collet sai de 20º, com Roberto Faria na 28ª colocação.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da etapa da Espanha da Fórmula 3. A primeira corrida, no sábado, está marcada para as 5h30. (de Brasília, GMT-3).
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi a classificação:
O tão tradicional tráfego intenso dos 30 carros da F3 foi ainda mais carregado na classificação da Espanha. É que o céu tinha mudado completamente depois do TL1 da F1 e estava ameaçador, com previsão de tempestade a qualquer momento em Barcelona. Restava saber se chegaria ao circuito.
Os pilotos não queriam saber e atacaram a pista imediatamente, com Paul Aron virando 1min28s369, na melhor das tentativas iniciais. Leonardo Fornaroli e Dino Beganovic vinham na sequência, enquanto os brasileiros sofriam.
Gabriel Bortoleto escapou e perdeu a primeira volta, fechando em nono na sequência. Caio Collet vinha em 24º, enquanto Roberto Faria era o último. Com 17 minutos para o fim, todo mundo saía dos boxes de pneus novinhos para o segundo pacote de tentativas.

Aron renovava a liderança, com 1min28s1, enquanto Bortoleto subia um pouquinho ao virar 1min28s2. Só que aí Pepe Martí tinha um plano: 1min28s010 para o espanhol, tomando a ponta, Collet vinha na 16ª colocação.
Atrás de Martí, Sebastián Montoya saltava para a segunda colocação, apenas 0s06 mais lento que o líder. Taylor Barnard vinha em terceiro, com Aron na quarta colocação e Bortoleto em sétimo. Com 10 minutos para o fim, a última ida aos boxes.
Nas tentativas finais, Martí praticamente garantiu a pole com uma volta voadora: 1min27s587 para ele. Barnard seguia rápido e tomava a segunda colocação, seguido por Franco Colapinto, Dino Beganovic, Gabriele Minì e Aron, todos abaixo de 1min28s. Bortoleto era sétimo. Depois, Minì ainda teve a volta deletada, despencando para 18º.