F3 decide encurtar corrida 2 na Hungria por "razões de segurança" com pneus

A Pirelli solicitou que a corrida principal da rodada da Hungria da Fórmula 3 fosse encurtada, tendo o mesmo número de voltas da sprint. Atitude veio após o alto desgaste dos pneus durante a prova deste sábado (22)

A Fórmula 3 resolveu encurtar a duração da corrida principal da Hungria, que acontece neste domingo (23), de 24 para 19 voltas. A decisão "por razões de segurança" veio após o próprio relatório da Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, recomendar a redução da prova por conta do alto nível no desgaste da borracha.

Durante a corrida deste sábado, vários pilotos reclamaram bastante do desgaste excessivo dos compostos. Vencedor da corrida, Gabriele Minì explicou após a prova que o ritmo de todos caiu consideravelmente por culpa dos pneus. "No final, estávamos 5s ou 6s mais lentos que no início, então dá para imaginar o quão alto foi o desgaste, e pilotar assim até o fim foi uma questão", salientou o piloto da Hitech.

Relacionadas

Após avaliação, a categoria decidiu então encurtar a duração para 19 voltas — mesmo número da sprint —, ou 45 minutos mais uma volta, caso a corrida tenha de ser encerrada no limite de tempo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Os pneus desgastados de Minì durante a sprint da F3 na Hungria (Foto: reprodução/F1 TV)

"Os comissários receberam relatório do fornecedor oficial de pneus recomendando que a corrida 2 da Fórmula 3 fosse limitada a não mais que 19 voltas por conta do nível de desgaste experimentado durante a corrida 1", começou a nota oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

"Tendo considerado o assunto extensivamente e após consultar o diretor de prova e o delegado técnico, ficou decidido modificar a duração da corrida 2 para 19 voltas por razões de segurança, de acordo com o artigo 5.3 do Regulamento Esportivo da F3 e sob o poder concedido a eles nos artigos 11.9.3. b) e 11.9.3. o) do Código Esportivo Internacional da FIA de 2023", acrescentou.

"Os Comissários solicitam ao promotor do evento que tome nota do novo número de voltas e elabore uma nova programação", finalizou o texto.

A Fórmula 3 retorna a Hungaroring neste domingo, a partir das 3h25 (de Brasília, GMT-3), para a largada da corrida 2 da rodada da Hungria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.