AIX anuncia Fefo Barrichello para etapa de Monza em 2025 e temporada 2026 da F3

Nesta sexta-feira (29), a AIX anunciou o acordo com Fefo Barrichello para competir na última etapa da Fórmula 3 em 2025 e a próxima temporada completa

Depois de Pedro Clerot anunciar que vai competir na Fórmula 3 a partir da temporada 2026, agora foi a vez de Fefo Barrichello subir mais um degrau na escada do automobilismo e ser confirmado pela AIX para uma das vagas na categoria de acesso no próximo ano, nesta sexta-feira (29). No entanto, a estreia do brasileiro acontece já em 2025, na última etapa, em Monza, quando substitui James Hedley.

Aos 19 anos de idade, o filho de Rubens Barrichello atualmente está competindo pela segunda vez consecutiva na Eurofórmula Open, onde somou 149 pontos após cinco etapas e ocupa a quinta colocação com a equipe Motopark — 81 tentos atrás do líder Tymek Kucharczyk. No ano passado, o paulista terminou na terceira posição e ainda levou o troféu de melhor novato.

[relacionadas]

Fefo competiu na F4 Brasil em 2022 e 2023, terminando na sétima e quinta posição, respectivamente, mas também adquiriu experiência nas edições emiradense e espanhola da mesma categoria, ambas no ano passado. Agora, mostrou gratidão pela chance na F3 e disse que espera "lutar por grandes conquistas".

"Extremamente grato por essa oportunidade — muito trabalho duro foi necessário para chegar até este momento! Estou empolgado por me juntar à AIX e lutar por grandes conquistas. Que honra poder representar o nosso Brasil em algo tão grandioso. Vamos com tudo", declarou Barrichello em um comunicado.

Fefo Barrichello assinou com a AIX para temporada 2026 da F3 (Foto: AIX Racing)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Muito empolgado em dar as boas-vindas a Fernando na nossa equipe a partir de Monza. Vamos jogá-lo um pouco na fogueira, mas essa experiência será extremamente valiosa para sua preparação para a campanha de 2026. Acredito que podemos desenvolver ainda mais Fernando e estamos ansiosos pela valiosa contribuição para a equipe e pelo sucesso que compartilharemos no futuro", declarou Kenny Kirwan, chefe de equipe da AIX.

Em 2026, assim como Clerot, Fefo tentará repetir o feito de Gabriel Bortoleto e Rafael Câmara, que conquistaram a F3 nas temporadas de estreia. Caso iguale os compatriotas, será o terceiro título brasileiro na categoria em quatro anos.

Fórmula 3 está em pausa e retorna entre os dias 5 a 7 de setembro, em Monza, palco da rodada da Itália, encerramento da temporada 2025.