Pourchaire supera bagunça em Monza e conquista pole da F2 na Itália. Fittipaldi é 13º

O final da classificação virou uma bagunça só no passa-repassa para ver quem levaria vantagem com o vácuo. Melhor para Théo Pourchaire, que viu o tempo de 1min32s423 não ser superado por ninguém e vai largar na pole na corrida 2 da F2 na Itália

Théo Pourchaire levou a melhor na tumultuada classificação da Fórmula 2 em Monza, nesta sexta-feira (1º), e vai largar em primeiro na corrida de domingo, a segunda da rodada da Itália, penúltima da temporada. O francês garantiu o posto ao virar 1min32s423 em sua segunda tentativa, deixando Oliver Bearman e Roman Stanek para trás.

A volta final da classificação, aliás, foi uma bagunça só: faltando menos de cinco minutos para o fim, todos foram à pista para buscar tempo numa última tentativa, só que o passa-repassa para ver quem teria vantagem para pegar o vácuo causou um tumulto e deixou vários pilotos presos no tráfego e sem conseguir abrir o giro.

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Quem se deu bem mesmo foi Ralph Boschung, que conseguiu melhorar a própria marca e pulou para décimo, posto que garante ao suíço a pole-position na corrida sprint de sábado.

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Classificação da F2 começou com atraso na Itália (Foto: reprodução/F1 TV)

Confira como foi a classificação da F2 na Itália:

Por conta da batida de Oliver Goethe na classificação da F3 — que terminou com o título de Gabriel Bortoleto —, os fiscais levaram mais tempo que o esperado para reparar os danos na barreira de proteção na segunda perna da Lesmo. Como consequência, o início da sessão da F2 foi atrasada em alguns minutos até que a pista fosse liberada.

Cronômetro na regressiva, os pilotos ainda demoraram cerca de sete minutos para partir para a pista, com Jack Doohan puxando a fila, mas logo abrindo para Ralph Boschung passar à frente. Só que o suíço da Campos trouxe novamente para os boxes, com o grupo seguindo a fila e fazendo até o CEO da categoria, Bruno Michel, abrir os braços questionando a razão para mais um giro abortado.

Com 19 minutos para o fim, eis que finalmente Boschung abriu volta rápida, enquanto Doohan veio na sequência, já fazendo o segundo melhor setor do veloz circuito de Monza. Pouco a pouco, porém, o pelotão ia melhorando a marca do australiano gradativamente, e Martins foi o mais rápido da primeira leva, com 1min32s423, 0s064 melhor que Bearman.

Pourchaire colocou-se em terceiro, à frente de Hadjar. Crawford, Stanek, Maini, Vesti, Doohan e Verschoor completaram o primeiro top-10 da sessão, enquanto Fittipaldi fechou sua tentativa inicial de volta rápida com um tempo 0s594 de Martins, ficando em 12º.

Mais uma tentativa, Martins melhorou o tempo, mas teve a volta deletada e acabou caindo para quarto: Pourchaire pulou para a liderança, trazendo consigo Bearman e Hadjar. Vesti ainda aparecia em oitavo, enquanto Fittipaldi ganhava uma posição, indo para o 11º posto.

Mais uma parada nos boxes para um novo jogo de pneus, e dessa vez boa parte dos pilotos esperaram até o último instante para buscar a tentativa final. Joshua Mason, em contrapartida, experimentou uma ida à pista sozinho pouco antes, mas questionou o time pelo rádio ao se dar conta de que ninguém mais teve a mesma ideia.

Quando o grupo retornou para valer, faltavam pouco mais de três minutos para o encerramento da sessão, ou seja: era uma tentativa que não permitira a ninguém erros, principalmente os postulantes ao título. Com o tempo de 1min32s423 a ser batido, Martins ameaçou abrir o giro, mas não só recuou como todos também resolveram tirar o pé para tentar o que consideravam ser o melhor momento. Só que o relógio não espera, e a volta final virou uma bagunça só, com vários pilotos tentando buscar espaço para ao menos abrir o giro rápido.

Volte em instantes.