Pourchaire pode ser campeão já na sprint: confira matemática do título da F2 2023

A Ayumu Iwasa, só resta a perfeição em Abu Dhabi, enquanto Frederik Vesti precisa impedir que Théo Pourchaire saia da corrida sprint com 27 pontos de frente com somente mais 26 em jogo para o domingo

A Fórmula 2 decide a temporada 2023 neste final de semana, em Abu Dhabi, etapa que encerra o campeonato, e o campeão pode ser conhecido já no sábado. Com 25 pontos de vantagem sobre Frederik Vesti, Théo Pourchaire é quem tem o privilégio de ditar o ritmo da final, enquanto os demais adversários terão de correr atrás do prejuízo e tentar chegar à frente do francês a todo custo.

Terceiro colocado, Ayumu Iwasa só tem uma escolha: a perfeição. O japonês precisa conquistar todos os 39 pontos disponíveis na rodada, torcer para Pourchaire zerar e Vesti marcar, no máximo, 24 pontos. Uma missão quase impossível e que ele mesmo já disse não estar disposto a encarar, vendo o vice-campeonato como uma meta muito mais realista.

[relacionadas]

Em suma, a tarefa de Vesti é impedir que Pourchaire saia da corrida sprint com 27 pontos de frente, pois restariam apenas mais 26 em jogo para o domingo. Isso significa, por exemplo, que a pole-position seria suficiente para dar o título ao francês caso os dois zerassem a prova curta, mas o título só poderia ser confirmado ao final do sábado. Vamos a alguns cenários:

Frederick Vesti venceu cinco vezes, mas nem isso foi o bastante para fazê-lo favorito na final da F2 (Foto: F2)

Pourchaire conquista a pole-position (2 pontos)

Com esse aqui, a diferença já aumentaria para 27 pontos, obrigando Vesti a marcar ao menos 1 pontinho na sprint, caso Pourchaire saísse da prova curta sem pontos, diminuindo a distância para 26. Na corrida principal, o dinamarquês teria de vencer (25) e marcar o tento extra da volta mais rápida, empatando a disputa e ganhando no número de vitórias (cinco contra um). Ou seja: com a pole nas mãos, mesmo que deixe o sábado zerado, o título é de Pourchaire se Vesti não pontuar.

Se chegar à frente de Vesti, ainda que o #7 da Prema garanta o tento extra da volta mais rápida, Pourchaire também solta o grito de campeão na sprint.

Vesti conquista a pole-position (2 pontos)

A diferença aqui já cairia para 23 pontos com 37 em jogo. Nessa probabilidade, ambos poderiam zerar a sprint, pois ainda restariam 26 tentos para o domingo (vitória + volta mais rápida), porém Vesti teria de vencer e torcer para Pourchaire marcar apenas 2 (nono ou décimo com tento extra) para decidir no desempate.

Nenhum dos dois conquista a pole-position

Nesse caso, seriam 37 pontos em jogos para os dois, com uma vantagem de 25 a favor de Pourchaire. Com essa hipótese, na sprint, Vesti só tem de chegar à frente do francês, ainda que Théo também assegure o ponto da melhor volta. Se o dinamarquês vencer e Pourchaire for segundo com o tento extra, por exemplo, vão para o domingo com 24 de diferença. Se for quinto e Pourchaire sexto na sprint, ainda assim chegam na última corrida com 25 de distância e 26 em disputa.

Agora, se Pourchaire chegar à frente de Vesti, o dinamarquês precisa estar imediatamente atrás para se manter vivo na disputa, além de assegurar a volta mais rápida. Vitória de Pourchaire na sprint e volta mais rápida, ainda que Vesti seja o segundo, faria a diferença aumentar para 28 pontos, sacramentando o título do francês da ART.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!