Pourchaire é 1º campeão da série de acesso à F1 em mais de 50 anos com uma só vitória

Théo Pourchaire só venceu no Bahrein na temporada 2023 da Fórmula 2, mas ainda assim, terminou o ano com o título, repetindo um feito visto pela última vez na série de acesso à F1 na década de 1960

Théo Pourchaire alcançou mais um feito com a conquista do título da temporada 2023 da Fórmula 2. Após terminar em sétimo na corrida sprint e em quinto na prova realizada neste domingo (26), o francês tornou-se o primeiro piloto em 54 anos de história da principal categoria de acesso à Fórmula 1 a ser campeão tendo subido ao degrau mais alto do pódio apenas uma vez.

A última vez que isso havia acontecido foi ainda na década de 1960, quando a principal série júnior dos monopostos se chamava Fórmula 2 Europeia (European Formula Two Championship, nomenclatura oficial em inglês). Na temporada de 1969, o também francês Johnny Servoz-Gavin venceu apenas uma prova e chegou ao título ao final, num campeonato que contou com sete corridas.

Relacionadas

Em 2023, a única vitória de Pourchaire no campeonato que lhe deu o título aconteceu ainda na rodada de abertura, no Bahrein. Na ocasião, o piloto da ART cruzou a linha de chegada em primeiro na corrida principal. De lá para cá, no entanto, ficou no quase em seis oportunidades.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Pourchaire chegou a admitir que "sentia falta da sensação de vencer", porém destacou que o mais importante para ser campeão era a consistência. De fato, a impressionante regularidade que o levou a dez pódios, incluindo a vitória no Bahrein, o fez chegar em Abu Dhabi, palco da decisão, com 25 pontos de frente para o principal rival, Frederik Vesti.

Théo Pourchaire quer a Indy ou a Super Fórmula (Foto: Alfa Romeo)

O piloto da Prema, aliás, fez o contrário de Pourchaire: foram seis vitórias ao todo, o que mais venceu em 2023, mas os erros na reta final, tanto da equipe italiana quando dele próprio, impediram uma disputa mais acirrada na rodada de Yas Marina. Mesmo Pourchaire tendo levado a pior na classificação, ficando apenas em 14º para as duas corridas, a vantagem falou mais alto.

Fórmula 2 retorna durante a semana, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para três dias de pós-temporada, em Abu Dhabi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!