Boschung encerra espera de 96 corridas e vence sprint da F2 no Bahrein. Fittipaldi é 8º
Ralph Boschung não tomou conhecimento dos adversários e venceu a corrida sprint da rodada de abertura da Fórmula 2, realizada neste sábado (4), no Bahrein. Enzo Fittipaldi pontuou em oitavo
Foram 96 corridas até Ralph Boschung, enfim, receber a bandeirada em primeiro lugar na F2. O suíço de 25 anos não tomou conhecimento dos adversários e venceu a corrida sprint da rodada do Bahrein da Fórmula 2, realizada neste sábado (4).
O piloto da Campos manteve a ponta na largada e teve um ótimo controle da prova, cruzando a linha de chegada com mais de 10s de vantagem para Dennis Hauger, segundo colocado. Victor Martins, estreante na classe, completou o pódio. Enzo Fittipaldi pontuou em oitavo.
Ayumu Iwasa fez uma boa corrida e ficou em quarto, seguido por Théo Pourchaire e Jehan Daruvala. Kush Maini completou em sétimo, logo à frente do brasileiro da Carlin, fechando o grupo dos oito que pontuam na sprint.
A corrida principal da rodada do Bahrein da F2 acontece neste domingo, às 7h20 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Saiba como foi a corrida sprint da Fórmula 2 no Bahrein:
Na volta de apresentação, o primeiro problema: Brad Benavides ficou parado no grid com a PHM, mas conseguiu arrancar a tempo de ir para a largada. Boschung alinhou na pole-position graças à regra do grid invertido para a corrida curta. Ao seu lado, Roman Stanek fechava a primeira fila.
Na pista, 36°C de temperatura, com os termômetros chegando a 26°C e umidade relativa do ar em apenas 13%. Apesar do calor, a escolha da maioria foi os compostos macios para a sprint.
Luzes vermelhas apagadas, e Boschung foi seguro na largada, mantendo a ponta, enquanto Arthur Leclerc pulava para o segundo posto. Stanek, por sua vez, partiu muito mal e perdeu posições, caindo para quarto.
Antes mesmo do final do primeiro giro, porém, Iwasa, que alinhou em quarto no grid, não tomou conhecimento do companheiro de DAMS e se colocou apenas atrás de Boschung, determinado a buscar a vitória na primeira corrida do ano. Leclerc e Martins vinham na sequência.
Na parte de trás do pelotão, Pourchaire — o pole-position para a prova principal, décimo colocado na sprint — começava a sua escalada no pelotão e já aparecia em sexto, logo à frente de Stanek. Enquanto isso, o campeão da F3 2022 abria caminho para cima do novato da DAMS e assumia o terceiro lugar.
Na volta 4, Pourchaire já surgia em quinto, a 0s3 de Leclerc e com a volta mais rápida da corrida. No grid, a diferença de Boschung para o então segundo colocado, Iwasa, era pouco mais de 1s, com Martins em terceiro.
No 5º giro, na freada da curva 1, Pourchaire ativou o 'modo-turbo', colocou por dentro e deixou Leclerc para trás. Na volta seguinte, novamente o atual vice-campeão da F2 registrava o melhor tempo da corrida. A distância para Martins era de 1s, apenas.
Enquanto isso, o computador confirmava uma punição de 10s para o irmão caçula de Charles por procedimento irregular na largada. Isack Hadjar recebeu a mesma sanção, e a dupla foi aos boxes cumprir o stop and go no giro 7.
13º no grid, Fittipaldi surgia uma posição acima da original, a 0s6 de Oliver Bearman. Jack Doohan, por sua vez, era apenas o 18º, num início de rodada complicado, para tristeza do pai do rapaz, Mick Doohan, aparecendo na transmissão com um semblante preocupado.
Na parte da frente, Martins tirava décimo a décimo a diferença e já surgia apenas 0s6 atrás de Iwasa. Na volta 9, o novato francês conseguiu a ultrapassagem, mas Iwasa não deixou Martins abrir vantagem e recuperou a posição algumas curvas depois.
A briga da dupla, no entanto, proporcionou a aproximação de Pourchaire. Mas quem levou a melhor com a disputa foi Boschung, que abriu quase 3s de vantagem na liderança.
Passadas 11 voltas, Enzo aparecia em 11º, imediatamente à frente do companheiro de equipe, Zane Maloney. Bearman vinha na sequência. A distância do brasileiro para Richard Verschoor, o décimo, era de 1s2.
Ao abrir a volta 13, Martins colou em Iwasa na reta principal e colocou por fora para tomar a segunda posição de Iwasa. O novato ainda errou na sequência e quase perdeu novamente para o japonês da DAMS, mas conseguiu se manter à frente, sustentando a vice-liderança. Pourchaire quis entrar na brincadeira e tentou dar o bote para cima de Iwasa, mas não conseguiu a ultrapassagem.
Hauger, então em quinto com a atual campeã MP, é quem se aproveitou da disputa, pegando Pourchaire de surpresa e tirando o francês da ART do quarto posto. Daruvala também encostou, fechando o primeiro pelotão da corrida.
A briga pelo terceiro lugar continuou frenética, com Hauger pressionando Iwasa e trazendo Théo na sequência. O norueguês chegou a colocar a MP à frente do carro da DAMS, mas Ayumu provou estar disposto a vender caro a posição: depois de perder o quarto posto para Pourchaire, recuperou a posição e mais uma vez se colocou na briga pelo pódio.
Na briga por um pontinho, a cinco voltas do fim, Enzo vinha 0s7 atrás de Stanek. Acontece que Maloney estava logo atrás, a 0s5 e também em condição de abrir asa móvel e à espera de um erro mínimo do companheiro de equipe. Fittipaldi, porém, conseguiu uma bela manobra sobre o piloto da Trident e entrou na zona de pontuação.
No pelotão da frente, Pourchaire perdia rendimento, provavelmente decorrente do desgaste de pneus. Curiosamente, o outro carro da ART, de Martins, também não conseguia mais se aproximar de Boschung, que já abria mais de 8s na liderança.
Com duas voltas para o final, Martins começou a ser fortemente atacado por Hauger, com o carro muito mais equilibrado. O francês foi obrigado, então, a fazer um traçado mais defensivo, numa tentativa de sustentar a vice-liderança da corrida de estreia na F2. A distância, àquele momento, era de apenas 0s4.
Mas não teve jeito: Victor sucumbiu à pressão e viu Hauger tomar o segundo lugar. A diferença de performance era tanta que, em menos de uma volta, o piloto da MP abriu 3s para Martins.
Na frente, Boschung já colocava mais de 10s de vantagem e rumava tranquilo para a sua primeira vitória em sete temporadas. A conquista representava mais, até: no ano passado, Ralph sofreu uma lesão na Emília-Romanha, que recebeu a terceira rodada do campeonato, e até chegou a participar do treino livre em Barcelona, rodada seguinte, e da classificação em Mônaco, mas optou por não disputar ambas as corridas. No Azerbaijão, o suíço foi para o sacrifício e conseguiu terminar a corrida principal em nono.
Na Inglaterra, o piloto mais uma vez participou da classificação, mas as dores falaram mais alto, e ele ficou de fora da corrida. Dali em diante, Boschung anunciou que pararia por tempo indeterminado para tratar uma síndrome facetária grave, condição semelhante à artrite degenerativa que afeta os ossos da parte superior da coluna. O retorno às pistas veio na Espanha, com direito à terceira colocação na sprint.
F2 2023, GP do Bahrein, Sakhir, Corrida sprint, Resultado final:
1 | R BOSCHUNG | Campos | 54 voltas | |
2 | D HAUGER | MP | +10.848 | |
3 | V MARTINS | ART | +16.162 | |
4 | A IWASA | DAMS | +24.494 | |
5 | T POURCHAIRE | ART | +29.709 | |
6 | J DARUVALA | MP | +30.901 | |
7 | K MAINI | Campos | +41.541 | |
8 | E FITTIPALDI | Carlin | +43.065 | |
9 | Z MALONEY | Carlin | +44.135 | |
10 | J.M. CORREA | Van Amersfoort | +48.540 | |
11 | J DOOHAN | Virtuosi | +49.251 | |
12 | A LECLERC | DAMS | +50.164 | |
13 | R STANEK | Trident | +50.625 | |
14 | J CRAWFORD | Hitech | +52.283 | |
15 | O BEARMAN | Prema | +53.752 | |
16 | C NOVALAK | Trident | +54.607 | |
17 | F VESTI | Prema | +54.645 | |
18 | R NISSANY | PHM | +1:04.486 | |
19 | B BENAVIDES | PHM | +1:08.768 | |
20 | I HADJAR | Hitech | +1:13.323 | |
21 | A CORDEEL | Virtuosi | +1:13.800 | |
22 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +2 voltas |