Bearman bate Fittipaldi com cronômetro zerado e crava pole-position da F2 em Baku
Enzo Fittipaldi tinha a pole-position na mão, mas Oliver Bearman fez uma volta 0s012 mais rápida e garantiu a posição de honra para a corrida principal da F2 em Baku
Foi por muito, muito pouco — exatos 0s012 — que Enzo Fittipaldi não conquistou a pole-position para a corrida principal da rodada do Azerbaijão da Fórmula 2. O brasileiro tinha a posição de honra nas mãos já com o cronômetro zerado na classificação desta sexta-feira (28), mais eis que Oliver Bearman mostrou que a Prema realmente não está para brincadeira e cravou 1min52s652, roubando a pole-position do piloto da Carlin.
Théo Pourchaire, confirmando a força da ART em classificação, ficou em terceiro. Frederik Vesti, que chegou a liderar por alguns instantes com a outra Prema, foi o quarto colocado, seguido pela dupla da MP, Dennis Hauger e Jehan Daruvala.
Jak Crawford foi o sétimo colocado, à frente de Victor Martins. Companheiro de Fittipaldi, Zane Maloney ficou em nono, com Richard Verschoor fechando o top-10. Ayumu Iwasa, líder do campeonato, ficou apenas em 17º. Com a décima posição, Verschoor larga na pole-position na corrida sprint.
A corrida sprint da rodada do Azerbaijão da Fórmula 2 acontece neste sábado, às 8h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Confira como foi a classificação da F2 em Baku:
Logo após o único treino livre da Fórmula 1 ao longo do final de semana, os pilotos da F2 se depararam com os termômetros marcando 19,8°C, com a pista chegando aos 41,8 °C e umidade relativa do ar em 80%. Apesar do sol, já era possível notar uma espécie de neblina em determinado trecho, mas nada que preocupasse ou representasse alguma ameaça de chuva.
No cronômetro, um atraso de dez minutos em relação ao início oficial, marcado anteriormente para as 8h. Quando a pista enfim foi liberada, todos partiram logo para aproveitar ao máximo os 30 minutos da sessão classificatória, com Fittipaldi puxando a fila. O piloto da Carlin, no entanto, optou por passar pelos boxes para se reposicionar no pelotão e, só então, buscar efetivamente a volta rápida.
Coube então a Pourchaire liderar o pelotão, mas ninguém teve chance de fazer nada: Brad Benavides bateu forte na curva 1, já trazendo a primeira interrupção da classificação. E como determina a regra, o relógio para em bandeira vermelha.

Depois, a imagem recuperada mostrou que antes mesmo do piloto da PHM passar reto e estampar a barreira de proteção, Jack Doohan também escapou no mesmo ponto, porém conseguiu evitar a colisão. Martins também foi dar um passeio na área de escape no mesmo ponto.
Após uma paralisação de mais de 15 minutos, a pista mais uma vez foi liberada para os pilotos, dessa vez com Ralph Boschung puxando a fila e não perdendo tempo para abrir logo a sua volta rápida. Com todo o cuidado nas traiçoeiras e apertadas curvas de Baku, o piloto da Campos estabeleceu 1min55s530 como tempo a ser batido, mas foi imediatamente superado por praticamente todos os que vieram em sequência, com Bearman assumindo momentaneamente a ponta. Fittipaldi, por sua vez, aparecia em quarto, enquanto o líder do campeonato, Iwasa, vinha em sexto.
Primeiras voltas completadas, Bearman tinha 1min53s780 como melhor volta, 0s140 à frente de Kush Maini (Campos). Vesti, então, colocou a segunda Prema em terceiro, superando Crawford (Hitech), agora à frente de Fittipaldi.
Hauger, então, surgiu com as duas melhores parciais da pista a 15 minutos do fim. O norueguês cravou 1min53s531 e colocou a MP no topo da tabela de tempos, trazendo Verschoor consigo para o segundo posto. Bearman, com isso, caía para terceiro, com Fittipaldi ainda mantendo o quinto posto.
Depois de uma parada nos boxes para acertos finais, a dez minutos do fim, o grupo voltou à pista para a definição para valer do grid de largada. Foi quando aconteceu uma cena curiosa: Fittipaldi reclamou pelo rádio do posicionamento de pista e resolveu ir mais lento, dando espaço para que os demais pudessem passar sua frente e ele, então, conseguisse aproveitar o vácuo. Só que aconteceu exatamente o contrário, e o que se viu foi um verdadeiro engarrafamento nas ruas de Baku.

Isack Hadjar, que passou boa parte da classificação nos boxes depois de bater e danificar a suspensão do carro, resolveu puxar a fila e partir para a sua volta mais rápida. O francês assinalou 1min54s291, mas ficou fora do top-10.
Quem levou a melhor nessa disputa particular pelo vácuo foi Vesti, que registrou 1min53s271, com Pourchaire pulando para segundo apenas 0s085 mais lento que o dinamarquês. Fittipaldi era o sexto, a 0s423 do tempo de Frederik.
Com o cronômetro já zerado, a disputa ficou completamente indefinida, e isso porque a transmissão mostrava, no comparativo dos tempos, praticamente todos os pilotos que ainda estavam em volta rápida com trechos melhores que os dos rivais. O primeiro a pular para a ponta foi Vesti, até que Fittipaldi acertou uma volta voadora que daria a ele a sua primeira pole-position na F2.
Só que Bearman vinha no embalo, mesmo depois de triscar o muro com a roda traseira direita. O britânico, que comandou o treino livre pela manhã, mostrou que falta de experiência não seria problemas para conquistar a sua primeira pole na Fórmula 2.
Fórmula 2 2023, rodada do Azerbaijão, Baku, classificação:
| 1 | O BEARMAN | Prema | 1:52,652 | ||
| 2 | E FITTIPALDI | Carlin | 1:52,664 | +0,012 | |
| 3 | T POURCHAIRE | ART | 1:52,705 | +0,053 | |
| 4 | F VESTI | Prema | 1:52,723 | +0,071 | |
| 5 | D HAUGER | MP | 1:52,878 | +0,226 | |
| 6 | J DARUVALA | MP | 1:53,066 | +0,414 | |
| 7 | J CRAWFORD | Hitech | 1:53,139 | +0,487 | |
| 8 | V MARTINS | ART | 1:53,213 | +0,561 | |
| 9 | Z MALONEY | Carlin | 1:53,297 | +0,645 | |
| 10 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | 1:53,459 | +0,807 | |
| 11 | R BOSCHUNG | Campos | 1:53,637 | +0,985 | |
| 12 | R STANEK | Trident | 1:53,639 | +0,987 | |
| 13 | A LECLERC | DAMS | 1:53,750 | +1,098 | |
| 14 | K MAINI | Campos | 1:53,920 | +1,268 | |
| 15 | J CORREA | Van Amersfoort | 1:53,965 | +1,313 | |
| 16 | J DOOHAN | Virtuosi | 1:54,150 | +1,498 | |
| 17 | A IWASA | DAMS | 1:54,217 | +1,565 | |
| 18 | I HADJAR | Hitech | 1:54,291 | +1,639 | |
| 19 | C NOVALAK | Trident | 1:54,409 | +1,757 | |
| 20 | R NISSANY | PHM | 1:54,683 | +2,031 | |
| 21 | A CORDEEL | Virtuosi | 1:55,548 | +2,896 | |
| 22 | B BENAVIDES | PHM | 2:25,091 | +32,439 |