Bearman aproveita batidas de líderes e vence corrida 1 da F2 em Baku. Fittipaldi é 5º

Tudo caminhava para mais uma vitória de Dennis Hauger ou a primeira de Victor Martins na Fórmula 2, mais eis que a dupla bateu nas voltas finais e a vitória da sprint no Azerbaijão caiu no colo de Oliver Bearman. Enzo Fittipaldi ficou em quinto

A corrida sprint da Fórmula 2 no Azerbaijão, realizada neste sábado (29), viu um duelo particular entre os dois últimos campeões da Fórmula 3, Dennis Hauger (2021) e Victor Martins (2022). E, de fato, foi uma manobra envolvendo os dois que decidiu a prova, só que forma completamente inesperada: uma batida sincronizada na relargada, a três voltas do fim, na curva 1.

O caos, aliás, foi completo: além de Martins e Hauger, Jehan Daruvala, Jack Doohan, Théo Pourchaire e Arthur Leclerc também ficaram pelo meio do caminho. Melhor para Oliver Bearman, que fez uma ótima corrida de recuperação e ainda ganhou de presente a sua primeira vitória na Fórmula 2 graças à trapalhada dos ponteiros.

[relacionadas]

Frederik Vesti completou a dobradinha da Prema, seguido por Jak Crawford, completando o pódio. Kush Maini foi o quarto, enquanto Enzo Fittipaldi foi mais um que escapou da confusão e cruzou a linha de chegada em quinto.

A largada da corrida principal da rodada do Azerbaijão da Fórmula 2 acontece neste domingo, às 4h25 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada quase caótica da sprint da F2 em Baku (Foto: F1 TV)

Confira como foi a corrida sprint da F2 no Azerbaijão:

Depois de uma classificação com Bearman na pole-position, o décimo lugar na sexta-feira deu a Richard Verschoor o direito de largar na posição de honra para a sprint graças ao grid invertido. Ao seu lado, Zane Maloney alinhou com a Carlin, enquanto o companheiro de equipe do barbadiano, Fittipaldi, aparecia em oitavo, beneficiado pela punição aplicada a Pourchaire, que perdeu três posições, caindo para 11º por atrapalhar Maini na classificação.

Nos termômetros, 23,3°C, com a pista chegando aos 48,7°C e umidade relativa em 55%. Com a temperatura do asfalto mais alta que o esperado, os pilotos optaram pelos compostos médios para a corrida curta.

Luzes apagadas, Verschoor partiu na frente, enquanto Martins, em terceiro, tentou surpreender Maloney se metendo entre ele e o piloto da Van Amersfoort e por pouco não causou um 'strike' antes da primeira curva com o 'chega para lá' que deu no barbadiano.

Verschoor também se atrapalhou na curva 1 e acabou batendo na barreira de proteção. O carro, então, deu uma leve ricocheteada e tocou com a asa dianteira em Maloney, que acabou tendo um furo de pneu.

Martins chegou a ficar sob investigação pela largada para cima de Zane, mas os comissários entenderam como incidente de corrida. Quem levou a melhor com isso tudo foi Hauger, que pulou para a ponta após largar em sexto, enquanto Martins ficou em segundo. Atrás, Pourchaire já aparecia na sexta posição, à frente de Bearman, enquanto Fittipaldi mantinha o oitavo posto.

Volta 3, e veio o primeiro safety-car da corrida sprint, causado por Ralph Boschung. Três giros depois, o carro de segurança saiu da pista, e Hauger comandou a fila para a relargada, mantendo a primeira posição. Já Martins teve de se virar com Daruvala, que chegou a ameaçar um bote na curva 1, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Giro 6, o top-10 da sprint era composto por Hauger, Martins, Daruvala, Vesti, Crawford, Pourchaire, Bearman, Maini, Fittipaldi e Stanek. Na frente, o campeão vigente da F3 buscava a ultrapassagem para cima do #1 da MP de todas as formas, mas Hauger conseguia abrir diferença no miolo do circuito de Baku. Enquanto isso, Daruvala já vinha a 1s5 do francês.

Na abertura do nono giro, Bearman deixou Crawford para trás e pulou para quinto, com direito a volta mais rápida. O próximo da fila era Vesti, companheiro de Prema. Mais uma volta, e o britânico já tirava 0s7 da diferença.

O caos completo em Baku na sprint da F2 (Foto: F1 TV)

Foi quando o dinamarquês resolveu se livrar momentaneamente da ameaça e ultrapassou Daruvala, assumindo a terceira posição. Oliver, no entanto, veio no embalo, usando o DRS para conquistar o quarto posto na abertura do 11º giro da sprint e ficar novamente atrás do colega de time.

Se a Prema vinha forte, o mesmo não acontecia com a DAMS do líder do campeonato, Ayumu Iwasa. Após uma classificação bastante complicada, o japonês era apenas o 17º na pista quando teve problemas e foi forçado a abandonar a competição.

Na volta 14, Fittipaldi começou a sofrer ataque de Leclerc, em décimo. Apesar do ritmo bem melhor na classificação comparado às etapas anteriores, o brasileiro não conseguiu escalar posições durante a sprint. Mas eis que a batida de Roy Nissany deu um leve respiro para o brasileiro, uma vez que a direção acionou novamente o safety-car.

A direção de prova optou por recolher o carro de segurança a três voltas do final. Mais uma vez, Martins teve a chance de buscar a ultrapassagem pela vitória, só que o que se viu foi um caos completo: Hauger errou o traçado e foi direto no muro na curva 1, e o francês da ART foi junto. Para completar, Daruvala, que vinha logo atrás, foi parar embaixo do carro de Martins.

E não ficou só aí: Doohan, Leclerc e Pourchaire foram outros que também ficaram pelo meio do caminho, enquanto Vesti pulava para a ponta. Só que Bearman aproveitou um erro do dinamarquês e, na bobeada, assumiu a liderança no momento em que o safety-car entrou mais uma vez na pista. A corrida ainda terminou mais anticlimática: com os pilotos passando pelos boxes.

Fórmula 2 2023, rodada do Azerbaijão, Baku, corrida sprint:

1O BEARMANPrema21 voltas 
2F VESTIPrema+0.870 
3J CRAWFORDHitech+3.090 
4K MAINICampos+6.485 
5E FITTIPALDICarlin+7.879 
6J CORREAVan Amersfoort+10.405 
7C NOVALAKTrident+11.090 
8I HADJARHitech+13.602 
9R STANEKTrident+15.065 
10A CORDEELVirtuosi+16.232 
11B BENAVIDESPHM+18.140 
12D HAUGERMPNC 
13V MARTINSARTNC 
14J DARUVALAMPNC 
15T POURCHAIREARTNC 
16A LECLERCDAMSNC 
17J DOOHANVirtuosiNC 
18R NISSANYPHMNC 
19Z MALONEYCarlinNC 
20A IWASADAMSNC 
21R BOSCHUNGCamposNC 
22R VERSCHOORVan AmersfoortNC