Bearman faz barba, cabelo e bigode em Baku e devolve Prema ao topo da Fórmula 2

Oliver Bearman foi o grande destaque do final de semana da Fórmula 2 em Baku, um resultado que, na verdade, começou a ser construído ainda em Jedá, mesmo ofuscado pelos erros de principiante. E a partir de agora, se a Prema embalar, vai ficar difícil para as rivais

Ninguém, absolutamente ninguém, conseguiu liderar uma tabela sequer ao longo de todo o final de semana da Fórmula 2 no Azerbaijão além de Oliver Bearman. Já na sexta-feira, o novato ditou o ritmo do treino livre e também da classificação: no primeiro, foi 0s2 mais rápido que Isack Hadjar, da Hitech. Depois, na definição do grid de largada, achou um caminho nas ruas de Baku que nem ele mesmo soube explicar direito para 'roubar' a pole-position de Enzo Fittipaldi por míseros 0s012. E para completar, a dupla vitória o colocou não apenas na história da categoria, como também ajudou a devolver a Prema a um lugar com o qual ela está mais que acostumada: a de líder.

A varredura, na verdade, começou a ser construída em Jedá, ainda que Bearman tenha no circuito saudita pagado pela inexperiência na prova principal — e também pela barbeiragem de Théo Pourchaire, que o tirou da corrida sprint. Em ambas as situações, o britânico vislumbrava o pódio. Mas foi na etapa da Arábia Saudita que a vitoriosa equipe italiana voltou à vida pelas mãos de Frederik Vesti, que venceu a corrida principal. O bom ritmo de Oliver, no entanto, dava indícios de que seria questão de tempo até ele acertar a mão.

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Bearman, entre Fittipaldi e Pourchaire: resultado dos sonhos e que começou a ser construído em Jedá, mesmo com os erros (Foto: Prema)

Veio, então, o fim de semana azeri, pista traiçoeira para o jovem de apenas 17 anos, mas que ele encarou como um veterano da classe. Após a corrida, Bearman admitiu que, para quem olha de fora, pode ter parecido "fácil", mas foi longe disso, principalmente por causa da obrigação de não errar com os muros tão próximos num circuito de rua. E frisou que, a partir de agora, nas pistas europeias, é hora de emplacar de vez para novamente brigar pelo título, assim como no ano passado, na Fórmula 3.

"Sim, comecei a marcar pontos nesse momento, acho que comecei a rodada com três, então começamos o campeonato agora, indo para a Europa, onde eu conheço as pistas. Espero que isso me ajude um pouco também", salientou.

No ano passado, aliás, Bearman foi um dos sete pilotos que chegaram à última rodada com chances de título. Ele chegou a ser vice-líder após a etapa da Bélgica e terminou o campeonato em terceiro, com uma vitória e outros sete pódios. Representante da ótima safra da F3, o jovem alcançou um feito neste fim de semana que pouquíssimos conseguiram: vencer todas as corridas de uma única rodada. Felipe Drugovich foi um dos que conseguiram, na última temporada, e ainda foi coroado com o título.

Talvez seja cedo para dizer que Bearman tem tudo para seguir os mesmos passos do brasileiro, mas não é nenhum exagero colocá-lo já como um potencial candidato à taça, talvez mais do que o companheiro de equipe mais experiente. Oliver é uma das promessas da Academia da Ferrari e foi celebrado em Baku pelos atuais figurões de Maranello, Frédéric Vasseur (chefe de equipe) e Laurent Mekies (diretor-esportivo), que acompanharam o pódio da F2 antes da corrida da F1. É, portanto, um dos nomes mais interessantes do grid atual para se ficar de olho.

Em tempo: Enzo Fittipaldi finalmente desencantou e conquistou o seu primeiro pódio com a Carlin. Um ótimo resultado e que confirmou o que já se falava anteriormente, sobre a necessidade urgente de o time britânico melhorar o ritmo de classificação. No Azerbaijão, o brasileiro perdeu a pole-position por menos de 0s1 e chegou a tomar um susto com Théo Pourchaire no início da corrida principal, mas recuperou o posto no fim e mostrou por que ainda não pode ser descartado de uma disputa pelo título. Enzo também escapou da confusão generalizada na sprint e mais uma vez mostrou um ritmo de corrida consistente.

A ART, por sua vez, ainda pena nas mãos da sua inconsistente dupla, e se a Prema, de fato, embalar para valer, Pourchaire corre sério risco de ficar pelo meio do caminho mais uma vez. Já Victor Martins precisa urgentemente controlar a afobação para, ao menos, terminar as corridas. Porque o rapaz tem talento, mas só isso não basta para conseguir resultados.

Fórmula 2 retorna no próximo mês, entre os dias 19 e 21 de maio, para a disputa da rodada de Ímola. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.