Vesti vence corrida 2 em Mônaco marcada por forte acidente de Doohan. Fittipaldi abandona

Frederik Vesti partiu da pole-position e controlou a corrida 2 da Fórmula 2 em Mônaco até a bandeirada. A prova chegou a ser interrompida por bandeira vermelha após batida forte de Jack Doohan. O carro da Virtuosi chegou a pegar fogo

Carro de Doohan pegando fogo em Mônaco (vídeo: reprodução)

Frederik Vesti resistiu às armadilhas de Monte Carlo e venceu a corrida 2 da Fórmula 2 em Mônaco, realizada neste domingo (28). O piloto da Prema largou na pole-position e controlou bem a prova com um ritmo forte, cruzando a linha de chegada com mais de 3s de vantagem para Théo Pourchaire.

A corrida chegou a ser interrompida com bandeira vermelha na volta 24 após Jack Doohan bater forte de traseira e ficar atravessado no meio da pista. Com o impacto, o carro da Virtuosi pegou fogo, e a direção de prova imediatamente acionou a paralisação.

[relacionadas]

Victor Martins era o segundo colocado até então, mas levou um drive-through após a relargada por não diminuir a velocidade sob bandeira amarela. A imagem mostrou depois que o carro #6 passou em alta velocidade a centímetros dos fiscais que retiravam o carro de Doohan. Melhor para Zane Maloney, que ganhou o pódio com a punição do francês da ART.

Richard Verschoor completou em quarto, com Dennis Hauger na quinta posição. Kush Maini foi o sexto, à frente de Roman Stanek. Martins caiu para oitavo, ficando à frente de Jak Crawford. Ayumu Iwasa marcou um ponto com o décimo lugar.

Enzo Fittipaldi abandonou após o motor da Carlin estourar, deixando Mônaco zerado.

A sexta etapa da Fórmula 2 acontece já no próximo final de semana, de 2 a 4 de junho em Barcelona. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Largada da Fórmula 2 em Mônaco (Foto: F2)

Confira como foi a corrida principal da Fórmula 2 em Mônaco:

Apesar do tempo nublado durante a prova da Fórmula 3, o sol resolveu dar o ar da graça no momento em que os carros da F2 alinharam para a largada. Nos termômetros, 23,5°C de temperatura, com o asfalto subindo para 28,7°C e umidade relativa em 55%.

No grid, a estratégia adotada pelos ponteiros foi largar com os pneus macios (composto mais duro para o final de semana), em vez dos supermacios. Mas alguns carros, como Jehan Daruvala (sexto), Crawford (sétimo) e Hadjar (décimo), no entanto, apostaram nos compostos de faixa roxa, dispostos a arriscar algum ganho de posição já no primeiro stint da prova.

Vesti, o pole-position, foi para a jogada de segurança, assim como os carros da ART, alinhados na sequência, com Martins em segundo e Pourchaire em terceiro. Fittipaldi, por sua vez, escolheu a borracha supermacia para partir do 14º lugar.

Luzes apagadas, e todos passaram limpo pela complicada Sainte-Dévote. Vesti segurou a primeira posição, enquanto Martins tratou de fechar a porta para cima de Pourchaire, evitando qualquer possibilidade do companheiro de equipe esboçar um ataque já na primeira curva. Doohan e Maloney vieram na sequência, fechando o top-5. Já Fittipaldi caía para 17º, mas logo conseguiu recuperar um posto no giro seguinte e, depois, ainda subiu para 15º.

Bom início também para Iwasa e Hadjar, que conseguiram ganhar posições para cima de Daruvala e pularam para oitavo e nono, respectivamente. Outro que fazia ótima largada era Oliver Bearman, abrindo caminho ainda quando o DRS não estava habilitado. No giro 7, o britânico já aparecia em 12º após largar apenas em 16º.

Na frente, Vesti emendava uma sequência de voltas rápidas e já abria mais de 2s de vantagem sobre Martins, que mantinha Pourchaire distante também acima de 2s. Já Arthur Leclerc dava sequência à sina da família em não conseguir um bom resultado em casa e abandonava por problemas nos freios na volta 9.

No giro anterior, a janela de pit-stops começou, com os pilotos que optaram pelos supermacios já resolvendo trocar para os compostos de faixa vermelha. Clément Novalak foi o primeiro a realizar a parada, seguido por Ralph Boschung. Roy Nissany também foi outro que fez a parada obrigatória cedo.

Daruvala e Juan Manuel Correa foram na sequência. Ainda pararam Crawford, Fittipaldi, Iwasa, Hadjar, Brad Benavides e Bearman, que voltou à frente de Iwasa, mas acabou perdendo a posição para o piloto da DAMS antes da antiga Loews.

Na volta 19, Fittipaldi viu o motor da Carlin estourar ainda no túnel, abandonando a corrida. Como também não pountou na sprint, o brasileiro deixou Monte Carlo zerado.

Enzo Fittipaldi Mônaco 2023 Fórmula 2
Enzo Fittipaldi abandonou a corrida 2 em Mônaco (Foto: F2)

O safety-car virtual foi acionado por alguns giros, mas logo a pista foi liberada novamente para a disputa na volta 21. Só que a bandeira verde durou apenas um giro: Doohan perdeu totalmente a traseira e bateu muito forte na barreira de proteção, ficando com o carro atravessado no meio do caminho num ponto muito perigoso — Maloney, que vinha logo atrás, não o acertou em cheio por questão de milímetros.

O impacto da pancada foi tão forte que o carro de Doohan pegou fogo. A direção de prova, que antes havia acionado novamente o safety-car, optou pela bandeira vermelha para reparar a barreira de proteção e também limpar a pista.

No momento em que o carro de segurança entrou, os pilotos que ainda não haviam parado — Vesti, Martins, Pourchaire, Maloney, Verschoor, Hauger, Maini e Stanek — aproveitaram a janela para realizar a troca obrigatória de pneus.

Após paralisação, a corrida recomeçou às 10h45 locais, (5h45 de Brasília, GMT-3) com largada em movimento. Vesti manteve a ponta, seguido por Martins, Pourchaire, Maloney, Verschoor, Hauger, Maini, Stanek, Crawford e Iwasa, entrando na zona de pontuação. Alguns giros depois, a direção informou que a prova se encerraria no limite de tempo.

Mas ainda houve tempo para Martins tomar um drive-through por não ter diminuído a velocidade sob bandeira amarela, caindo para oitavo e abrindo caminho para o pódio de Maloney. Vesti, que não tinha nada a ver com o erro do rival, seguiu tranquilo para conquistar a sua segunda vitória na temporada. Com o resultado, o dinamarquês ainda assumiu a liderança, colocando 5 pontos de frente sobre Théo Pourchaire.

Fórmula 2 2023, rodada de Mônaco, Monte Carlo, corrida principal:

1F VESTIPrema1:20:02.426 
2T POURCHAIREART+2.504 
3Z MALONEYCarlin+15.553 
4R VERSCHOORVan Amersfoort+21.623 
5D HAUGERMP+22.364 
6K MAINICampos+25.317 
7R STANEKTrident+27.368 
8V MARTINSART+27.653 
9J CRAWFORDHitech+42.048 
10A IWASADAMS+44.372 
11O BEARMANPrema+45.253 
12I HADJARHitech+46.049 
13J DARUVALAMP+54.559 
14J CORREAVan Amersfoort+57.642 
15R NISSANYPHM+1:12.052 
16B BENAVIDESPHM+1:12.410 
17C NOVALAKTrident+1:12.842 
 R BOSCHUNGCamposNC 
 J DOOHANVirtuosiNC 
 A CORDEELVirtuosiNC 
 E FITTIPALDICarlinNC 
 A LECLERCDAMSNC 
 A LECLERCDAMSNC