Vesti aproveita bandeira vermelha e crava pole da F2 em Mônaco. Fittipaldi fica fora do top-10
Frederik Vesti acertou uma bela volta a três minutos do fim e ainda contou com a bandeira vermelha para garantir a pole-position na classificação deste sábado (26), em Mônaco. Enzo Fittipaldi ficou fora do top-10
E deu Prema na pole-position para a corrida principal da rodada de Mônaco da Fórmula 2. Frederik Vesti garantiu a posição de honra na classificação deste sábado (26) ao conseguir melhorar, a três minutos do fim, a marca de Victor Martins, fechando com 1min21s053. A sessão ainda acabou sob bandeira vermelha após batida de Clément Novalak.
Como de costume em Monte Carlo, a classificação foi dividida em dois grupos. O segundo pelotão foi para a pista com 1min21s231 como marca a ser batida, e até os instantes finais, parecia que o representante da ART não seria superado por ninguém. Só que Vesti acertou um lindo giro, garantindo a posição de honra para a corrida principal nas ruas do Principado.
Relacionadas
A primeira parte da sessão trouxe duas bandeiras vermelhas, a primeira causada por Arthur Leclerc e a segunda após uma estampada na Mirabeau de Jehan Daruvala. A batida do indiano, aliás, encerrou a primeira parte antecipadamente, impedindo Enzo Fittipaldi — que estava no pelotão — de melhorar a marca que o deixou apenas em sétimo entre 11 pilotos. No geral, o brasileiro acabou fora do top-10.
A largada da corrida sprint acontece às 9h15 de sábado. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 da Fórmula 2.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi a classificação em Mônaco:
A Fórmula 2 entrou na pista logo após o TL1 da Fórmula 1, e os termômetros se mantiveram na casa dos 26,9°C, com a temperatura do asfalto em 48,9°C e a umidade relativa do ar em 33 % — ou seja: nada de ameaça de chuva, muito pelo contrário.
Da mesma forma como aconteceu mais cedo com a Fórmula 3, os pilotos também foram divididos em dois grupos para a definição do grid de largada. Essa é uma peculiaridade de Monte Carlo por conta do traçado estreito da pista monegasca, portanto é uma alternativa para evitar que o tráfego tumultue a classificação.
Na pista, 14 minutos na regressiva para os pilotos do grupo 1, formado por Roy Nissany, Daruvala, Leclerc, Jack Doohan, Kush Maini, Richard Verschoor, Roman Stanek, Isack Hadjar, Martins, Oliver Bearman e Fittipaldi. Primeiras voltas completadas, o representante da ART virou 1min33s853. Leclerc veio na sequência e superou a marca do francês, só que o monegasco ficou na liderança por apenas alguns segundos: Fittipaldi acelerou e cravou 1min31s099, deixando o irmão de Charles para trás.
Mais alguns giros, e Martins recuperou o primeiro posto, não sem antes uma troca intensa na primeira colocação, primeiro com Daruvala assumindo a liderança, depois Maini e Hadjar em seguida. Coube, então, ao carro #6 a melhor volta momentânea: 1min22s244.
A cinco minutos do fim, logo após Verschoor assumir a ponta ao virar abaixo de 1min22s, eis que Leclerc estampou o muro depois de perder a traseira na saída da Rascasse e causou a bandeira vermelha. Na tabela de tempos, Maini e Daruvala apareciam logo após o piloto da Van Amersfoort, enquanto Fittipaldi vinha apenas com a volta inicial registrada, o que o deixava até sem posição definida.

Pista liberada, e o lado bom da divisão do grid em grupos era que o tráfego seria menor com todos tentando buscar uma volta mais rápida ao mesmo tempo. Além de Fittipaldi, Nissany e Doohan também apareciam no computador sem a posição computada.
Daruvala, então, fechou em segundo, apenas 0s003 acima da marca de Verschoor. Doohan, por sua vez, vinha com o melhor primeiro setor e chegou a pegar o carro de Maini no meio do caminho, mas conseguiu virar mais rápido que o piloto da VAR e assumir a liderança.
Menos de dois minutos para o fim, e Martins estabeleceu um novo tempo a ser batido na pista monegasca: 1mins21s231. Enquanto isso, Fittipaldi conseguia registrar a sua volta mais rápida, porém não o suficiente para pular para a frente. Daruvala ainda bateu na Mirabeau e trouxe nova interrupção a alguns segundos do fim. Com isso, Enzo ficou apenas em sétimo entre os 11 pilotos do primeiro grupo.
Grupo 2 na pista, com Dennis Hauger, Ralph Boschung, Juan Manuel Correa, Clément Novalak, Brad Benavides, Amaury Cordeel, Ayumu Iwasa, Jack Crawford, Vesti, Théo Pourchaire e Zane Maloney. No cronômetro, 1min21s231 de Martins era o tempo a ser batido nos 14 minutos para o final da sessão.
A primeira volta rápida do grupo foi alcançada por Hauger, mas Correa logo superou em 0s230. Iwasa, então, assumiu a liderança, segundos antes de Vesti e Pourchaire melhorarem ainda mais a marca. O francês da ART pilou para a ponta, com 1min21s630. Maloney aparecia na terceira posição.
Hauger, então, foi para mais uma tentativa com a MP e passou bem próximo do tempo de Pourchaire, porém ainda com o setor em verde. Ele fechou a volta a 0s5 do líder do campeonato. Já Vesti assinalou o melhor segundo setor e chegou a liderar, mas foi superado por Pourchaire imediatamente. O #5 ficou ainda mais perto da marca do companheiro de ART com 1min21s354. Enquanto isso, um surpreendente Maloney se colocou em segundo, a 0s109 apenas do melhor giro.
A decisão, no entanto, ficou mesmo para os minutos finais, e Vesti voou no circuito de rua de Monte Carlo, assinalando uma volta 0s178 melhor que a obtida por Martins no primeiro grupo. E ninguém teve a chance de melhorar mais nada, porque mais uma vez a bandeira vermelha deu o ar da graça, agora com Novalak, e tal qual na primeira parte, a sessão também terminou de maneira precoce. Para a alegria do piloto dinamarquês, que conquistou a sua primeira pole na temporada e a segunda consecutiva da Prema no ano.
Fórmula 2 2023, etapa de Mônaco, Monte Carlo, classificação:
1 | F VESTI | Prema | 1:21,053 | ||
2 | T POURCHAIRE | ART | 1:21,105 | +0,052 | |
3 | V MARTINS | ART | 1:21,231 | +0,178 | |
4 | J DOOHAN | Virtuosi | 1:21,432 | +0,379 | |
5 | Z MALONEY | Carlin | 1:21,463 | +0,410 | |
6 | J CRAWFORD | Hitech | 1:21,576 | +0,523 | |
7 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | 1:21,639 | +0,586 | |
8 | J DARUVALA | MP | 1:21,642 | +0,589 | |
9 | I HADJAR | Hitech | 1:21,645 | +0,592 | |
10 | A IWASA | DAMS | 1:21,796 | +0,743 | |
11 | A CORDEEL | Virtuosi | 1:21,809 | +0,756 | |
12 | K MAINI | Campos | 1:21,820 | +0,767 | |
13 | E FITTIPALDI | Carlin | 1:21,824 | +0,771 | |
14 | J CORREA | Van Amersfoort | 1:21,835 | +0,782 | |
15 | C NOVALAK | Trident | 1:22,088 | +1,035 | |
16 | D HAUGER | MP | 1:22,097 | +1,044 | |
17 | R BOSCHUNG | Campos | 1:22,182 | +1,129 | |
18 | O BEARMAN | Prema | 1:22,201 | +1,148 | |
19 | B BENAVIDES | PHM | 1:22,721 | +1,668 | |
20 | R NISSANY | PHM | 1:22,804 | +1,751 | |
21 | A LECLERC | DAMS | 1:23,340 | +2,287 | |
22 | R STANEK | Trident | 1:24,600 | +3,547 |