Fórmula 2 lança nova geração de carros com design mais semelhante à Fórmula 1

A Fórmula 2 apresentou o carro que estará na pista a partir da temporada 2024 até o final de 2026. Asas dianteira e traseira, assoalho e laterais foram totalmente redesenhadas, com linhas muito mais semelhantes ao que se vê na Fórmula 1

A Fórmula 2 lançou oficialmente nesta quinta-feira (31), na Itália, o carro que será usado pelos pilotos a partir da temporada 2024 até o final de 2026. E conforme prometido, o design é muito mais próximo do que se vê atualmente na Fórmula 1.

Asa dianteira, asa traseira assoalho e entradas de ar foram redesenhadas para deixar o bólido mais semelhante com os projetos usados atualmente na F1, com linhas mais arredondadas. A lateral do modelo, inclusive, lembra os sidepods de Aston Martin e da própria Red Bull — a inspiração de quase todas as equipes do grid.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F2 apresentou novo carro para temporada 2024 (Foto: Divulgação)

Os carros da geração 2024 terão motores Mecachrome turbo de 3,4 litros, preparados para trabalhar com combustível 100% sustentável que será introduzido já a partir de 2025. Os bólidos, no entanto, não terão direção hidráulica, com a categoria optando por alterar peso e geometria existentes para melhorar a pilotagem.

Stefano Domenicali, presidente da F1, destacou a importância da F2 como "campo de treinamento" para os atuais pilotos e que a aproximação do design dos carros ajuda no avanço desse desenvolvimento. "O novo carro de F2 também é um símbolo importante para nossa jornada de sustentabilidade, à medida que a classe continua sendo pioneira no uso dos combustíveis sustentáveis que serão parte da F1 em 2026", acrescentou.

O CEO da F2, Bruno Michel, celebrou o que chamou de "carro poderoso, desafiador e seguro" para o preparo dos jovens pilotos que sonham com a F1. "O carro foi projetado também para todos os tipos de pilotos, levando em consideração a preocupação da FIA com o esforço de pilotagem. Isto é fundamental para tornar o nosso esporte mais inclusivo, melhorando a dirigibilidade e o conforto do carro."

"Um dos nossos principais focos continua sendo o controle de custos. Portanto, mantivemos o mesmo motor e caixa de câmbio, e há muitas peças remanescentes do modelo anterior", acrescentou.

F2 apresentou novo carro para temporada 2024 (Foto: Divulgação)

Em julho, Tatiana Calderón, ex-pilota da F2, realizou o primeiro teste do carro em Varano, mas a categoria planeja dar continuidade ao programa de desenvolvimento nos próximos meses com Felipe Drugovich, atual campeão da classe, ao volante.

Assim que a quilometragem para garantir a confiabilidade for atingida, as equipes terão a chance de experimentar o novo bólido. A expectativa é que o carro esteja pronto antes do final de dezembro, para ser colocado na pista durante a pré-temporada.