Iwasa descarta milagre e fixa "meta realista" para Abu Dhabi: "Lutar pelo vice da F2 2023"

Ayumu Iwasa sabe que precisa de um milagre para ser campeão da Fórmula 2 2023, mas já avisou que não está disposto a correr riscos que podem levá-lo ao erro em Abu Dhabi

Para ser campeão da Fórmula 2 2023, Ayumu Iwasa precisa conquistar todos os pontos possíveis para um piloto em uma rodada: 39. Essa é exatamente a distância que o piloto da DAMS tem para o líder Théo Pourchaire, ou seja, além de vencer as duas corridas, fazer a pole-position e conquistar os dois tentos extras das melhores voltas, ainda teria de torcer para o francês sair de Abu Dhabi, etapa final da temporada, zerado. Um milagre pelo qual Iwasa já avisou que não está disposto a lutar.

Apesar da chance matemática existir, o japonês entende que a briga pelo vice-campeonato é algo muito mais realista. Mais que isso: por estar apenas 14 pontos atrás de Frederik Vesti, vai focar na briga pela vitória na corrida de domingo, que vale mais pontos.

[relacionadas]

"Tenho quase menos de 1% de chance de vencer o campeonato", reconheceu o membro da academia da Red Bull ao site oficial da F2. "Se eu fosse tentar o título, teria de fazer mais de 100% do meu trabalho. Isso significaria ter de correr tantos riscos que poderiam me levar a erros, portanto não é algo que eu queira fazer", salientou.

Iwasa continuou dizendo que o principal objetivo é "fazer o melhor trabalho possível com a equipe". Se isso acontecer em Yas Marina, vencer Vesti será uma opção muito mais concreta. "Acho que o vice-campeonato seria possível, esse é a minha meta realista. Meu objetivo é conquistar a pole-position e vencer a corrida principal. É isso que temos sob controle como equipe", completou.

Iwasa precisa dos 39 pontos em Abu Dhabi e ainda torcer muito contra os adversários (Foto: F2)

Com três vitórias na temporada, Ayumu levaria vantagem num confronto sobre Pourchaire em caso de empate, mas o jovem acredita que, de modo geral, os resultados não traduzem o real desempenho que tanto ele quanto a DAMS são capazes. "Com certeza poderíamos ter vencido o campeonato, nosso desempenho era para ter sido melhor, então há uma ponta de frustração."

“Mas isso veio de erros meus e também da equipe. Em algumas corridas, perdemos desempenho com o carro porque, como na Hungria, faltou-nos um pouco de velocidade na classificação. É uma frustração muito grande, então é nisso que estamos trabalhando para voltarmos fortes em Abu Dhabi", finalizou.

O desfecho da temporada 2023 da Fórmula 2 será em Abu Dhabi, entre os dias 24 e 26 de novembro. A etapa também marca o encerramento do campeonato da F1. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!