Iwasa controla Pourchaire e vence corrida 2 da F2 na Austrália. Fittipaldi bate de novo
Ayumu Iwasa mais uma vez mostrou que é um piloto duro de ser batido quando larga na pole. O japonês da DAMS controlou a corrida e venceu a prova principal da F2 na Austrália. Enzo Fittipaldi abandonou após bater de novo no fim de semana
Ayumu Iwasa mais uma vez mostrou que é um piloto duríssimo de ser batido quando larga na pole-position. O japonês teve um ótimo controle na liderança e venceu a corrida principal da rodada da Fórmula 2 na Austrália, realizada na noite deste sábado (1).
Théo Pourchaire bem que tentou brigar pela ponta, mas cruzou a linha de chegada em segundo, com Arthur Leclerc completando o pódio.
Enzo Fittipaldi teve um fim de semana para esquecer em Melbourne. Depois de bater na volta de instalação na corrida sprint, o brasileiro mais uma vez se envolveu num acidente, saindo da Austrália zerado.
A Fórmula 2 volta às pistas em Baku, no final de abril, para a disputa da quarta rodada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Confira como foi a corrida principal da rodada da Austrália da F2:
Depois do 'chove-não-molha' que tumultuou a corrida sprint, os pilotos encontraram céu parcialmente nublado para a disputa da prova principal. O clima, porém, ainda era ameno, com 15,4°C de temperatura ambiente e 24,4°C no asfalto. A umidade relativa do ar chegava a 62%.
Mais uma vez, a escolha de pneus prometia ser decisiva, sobretudo pela questão do aquecimento da borracha. Iwasa, o pole-position, optou, por exemplo, pelos macios, assim como Pourchaire ao seu lado na primeira fila. Já Jack Doohan, mais atrás em 15º, escolheu os médios para o primeiro stint.
Luzes apagadas, Iwasa partiu muito bem na liderança, enquanto Victor Martins colocou por fora na curva 1 e quase tomou a posição do companheiro de equipe, Pourchaire. Isack Hadjar manteve a quarta posição, enquanto Zane Maloney foi superado por Oliver Bearman, Leclerc e Dennis Hauger, caindo para oitavo. Fittipaldi subia um posto e era o 15º.
Largada sem incidentes, Iwasa começou a abrir ligeira vantagem na ponta, adotando a costumeira tática que já lhe rendeu outras vitórias na categorias. Atrás, Martins começou a pressionar Pourchaire pelo segundo lugar, aproveitando a liberação da asa móvel na pista australiana. No final do quinto giro, o campeão vigente da F3 já era o dono da volta mais rápida, porém não demorou muito para Hadjar tomar a marca para si.
Na sequência, a direção de prova aplicou uma punição de 5s a Bearman por ter forçado Maloney para fora da pista ainda na primeira volta. Mais três giros completados, e Doohan tentou a ultrapassagem sobre Jak Crawford, mas houve um toque entre os dois. O piloto da Hitech acabou levando a pior, indo parar na brita. O incidente causou a primeira intervenção do safety-car.
Com o acionamento do carro de segurança, Martins imediatamente entrou nos boxes para colocar pneus médios, porém a manobra não foi suficiente para colocá-lo à frente do pelotão, e isso porque os demais pilotos também realizaram suas paradas na sequência. Iwasa, por exemplo, manteve a primeira posição virtual, com Pourchaire aparecendo atrás de Amaury Cordeel, que optou por não parar.
Hadjar era o terceiro na fila dos que pararam, enquanto Martins seria o quarto após as posições restabelecidas. Enquanto isso, Fittipaldi, sem parar sob regime de bandeira amarela, pulava para terceiro, atrás de Roy Nissany e Frederik Vesti, também sem pit-stops.
Bearman ainda teve um furo de pneu após contato com Hadjar, comprometendo de vez a corrida do britânico da Prema. Já Doohan retornava pela segunda vez aos boxes, agora para colocar os compostos de faixa amarela.
O carro de segurança deixou a pista ao final do 12º giro. Vesti puxou a fila, com Nissany, Fittipaldi e Kush Maini — todos sem paradas — na sequência. Iwasa mantinha a quinta posição e tinha Cordeel, também sem a troca obrigatória, entre ele e Pourchaire.
Enquanto isso, a briga era boa entre Maloney, Hauger e Leclerc. O norueguês prevaleceu, ficando com a décima posição, seguido pelo monegasco. Na frente, Fittipaldi buscava o segundo posto para cima de Nissany, e o piloto da PHM chegou a ir parar na grama. Só que Iwasa foi quem se aproveitou do embate, assumindo o terceiro posto.
Ao mesmo tempo, Nissany e Hadjar também se enroscavam na curva 13, com o representante da Hitech despencando para o 16º lugar e não aliviando nos xingamentos pelo rádio. Já Pourchaire, com pneus mais novos, abria caminho para cima de Enzo, conquistando a quarta posição.
Na volta 19, Hauger não teve dificuldades para ultrapassar Fittipaldi, já sem pneus. Enquanto isso, a distância entre Iwasa e Pourchaire era de um pouco mais de 1s. O japonês ainda deixou Maini para trás, colocando novamente um carro entre ele e o vice-campeão do ano passado.
Giro 22, e Bearman perdeu totalmente a tangência na curva 10, evitou a batida, mas caiu para 17º. Cordeel também deu um susto ao passar reto na curva 1, depois da saída dos boxes, e dar um passeio na brita.
A oito voltas do fim, Hauger, em ótima corrida, assinalava a volta mais rápida. Os únicos ainda sem paradas eram Vesti, na liderança, e Fittipaldi, em sétimo, à frente do seu companheiro de Carlin, Maloney. Foi quando a direção de prova confirmou a punição de 5s para Enzo por ter forçado Nissany para fora da pista.
Volta 26, e o israelense trouxe o segundo safety-car da prova. Era o momento que tanto Vesti quanto o próprio Fittipaldi esperavam para fazer valer a escolha de permanecer na pista. Ambos entraram nos pits, mas Vesti passeou na grama quando retornou para a pista e ficou em oitavo.
Com Enzo, a situação foi pior. Já na curva 1, o brasileiro perdeu o ponto de freada e rodou. Quando tentou manobrar, bateu de leve com a roda traseira no muro. O toque, porém, foi suficiente para Fittipaldi ficar com o carro avariado, de modo que, na aceleração, perdeu completamente o controle, batendo forte no muro pouco depois do ponto do acidente de Nissany.
O carro de segurança deixou a pista ao final do 30º giro. Com mais três voltas a serem completadas, Iwasa mais uma vez deu o pé na relargada, com Pourchaire seguindo de perto. Antes mesmo de passar da linha de chegada, Hauger e Martins se enroscaram, despencando no grid. Melhor para Leclerc, que assumiu a terceira posição, seguido por Vesti e Maloney.
Só que ainda havia corrida, e Vesti, com pneus macios, passou a pressionar Leclerc em busca do pódio. O monegasco, porém, evitou a ultrapassagem, garantindo o seu primeiro top-3 na temporada.
Maloney completou em quinto, com Jehan Daruvala logo atrás, em sexto. Richard Verschoor foi o sétimo colocado, seguido por Doohan e Maini. Roman Stanek fechou o top-10 da corrida principal.
Fórmula 2 2023, rodada da Austrália, Melbourne, corrida principal:
1 | A IWASA | DAMS | 33 voltas | ||
2 | T POURCHAIRE | ART | +0.882 | ||
3 | A LECLERC | DAMS | +1.484 | ||
4 | F VESTI | Prema | +1.815 | ||
5 | Z MALONEY | Carlin | +5.290 | ||
6 | J DARUVALA | MP | +6.779 | ||
7 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +7.107 | ||
8 | J DOOHAN | Virtuosi | +7.764 | ||
9 | K MAINI | Campos | +8.294 | ||
10 | R STANEK | Trident | +10.892 | ||
11 | J.M. CORREA | Van Amersfoort | +11.126 | ||
12 | C NOVALAK | Trident | +11.593 | ||
13 | B BENAVIDES | PHM | +13.902 | ||
14 | A CORDEEL | Virtuosi | +14.276 | ||
15 | O BEARMAN | Prema | +16.734 | ||
16 | V MARTINS | ART | +17.299 | ||
17 | I HADJAR | Hitech | +17.437 | ||
18 | R BOSCHUNG | Campos | +24.039 | ||
19 | D HAUGER | MP | +25.000 | ||
E FITTIPALDI | Carlin | NC | |||
R NISSANY | PHM | NC | |||
J CRAWFORD | Hitech | NC |