Antonelli confirma salto na carreira e estreia na Fórmula 2 em 2024 pela Prema

Com apenas 17 anos e protegido da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli decidiu pular a Fórmula 3 e correr direto na F2 na próxima temporada. O italiano segue com a Prema, mas ainda não tem o companheiro definido

A decisão já era esperada, mas não deixa de surpreeender. Andrea Kimi Antonelli, de apenas 17 anos, vai correr na Fórmula 2 na próxima temporada, com a equipe Prema. Atual campeão da FRECA, o italiano vai pular um degrau geralmente feito pelos pilotos e correr direto na última porta antes do grid da F1.

Parte do programa de desenvolvimento da Mercedes desde 2019, quando tinha apenas 13 anos e estava no kart, Antonelli estreou em monopostos há dois anos e rapidamente conquistou títulos nas F4 Italiana e Alemã, ambas com a Prema, mesma equipe que defendeu na FRECA — onde venceu cinco vezes e levou o campeonato com uma rodada de antecipação — e que vai acompanhá-lo na F2.

Relacionadas

A aposta da Mercedes no pulo da F3 é que a F2 passará a ter um carro bastante diferente em 2024 e, assim, Antonelli vai pegar um momento em que todos os pilotos terão de passar por adaptação ao novo bólido. O time anglo-alemão da F1 renovou os contratos de Lewis Hamilton e George Russell até o fim de 2025.

"Estou bem feliz com essa oportunidade. Da FRECA para a Fórmula 2 é um grande salto. Estou ciente de que será bem desafiador porque o nível aqui é muito alto. É um novo carro para mim, e será para outros também, então vai ser bem duro", disse o jovem.

Andrea Kimi Antonelli vai correr na F2 com apenas 17 anos (Foto: ACT)

"Não quero criar expectativas, mas vou tentar aprender o máximo possível nos testes para estar pronto na primeira corrida, sempre me divertir e fazer um bom trabalho. Estou contente por continuar com a Prema, minha primeira equipe em monopostos, pois é minha segunda família e amo trabalhar com eles", seguiu.

René Rosin, chefe da Prema, também comentou a chegada da jovem promessa protegida da Mercedes. A equipe ainda não confirmou quem vai correr ao lado do italiano. Em 2023, conta com Oliver Bearman e Frederik Vesti formando a dupla titular, sendo esse último também integrante do projeto de desenvolvimento da fábrica de Brackley.

"Estamos orgulhosos de apresentar o Kimi ao nosso time da Fórmula 2. Ele esteve conosco desde o começo, então o conhecemos bem e sabemos do que ele é capaz de atingir. É um piloto muito talentoso, mal podemos esperar para ver do que é capaz em 2024, mas estamos focados em fazer essa transição ser a mais suave possível", afirmou o dirigente.

A primeira experiência de Andrea Kimi Antonelli com um carro da Fórmula 2 será entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em Abu Dhabi, quando a categoria realiza os testes de pós-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!