Tsunoda cita "emoções mistas" por liderança e perda de 7º da AlphaTauri: "Estava ali"

Yuki Tsunoda "deu tudo" de si no GP de Abu Dhabi e conseguiu terminar na zona de pontuação, mas o resultado não foi suficiente para a AlphaTauri bater a Williams na F1 2023

Yuki Tsunoda foi um dos destaques do morno GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada 2023 da Fórmula 1, mas admitiu que a corrida em Yas Marina causou "uma mistura de sentimentos". Embora tenha levado o carro da AlphaTauri ao oitavo lugar depois de até liderar por algumas voltas, o resultado não foi suficiente para bater a Williams no Mundial de Construtores, por mais que a rival tenha saído zerada.

Após a prova realizada neste domingo (26), Tsunoda refletiu sobre a estratégia de realizar apenas uma parada ao longo das 58 voltas — que se mostrou eficiente para colocá-lo no top-10, porém o japonês acabou perdendo muito rendimento nos giros finais.

[relacionadas]

"É uma mistura de emoções. Pessoalmente, a primeira coisa que me vem à mente é perder o sétimo lugar nos Construtores", começou Tsunoda. "Acho que demos tudo e não temos arrependimentos, mas o sétimo [no campeonato] estava bem ali. Era possível, mas não foi", acrescentou

"Em algum momento, achei que seria possível terminar entre os seis primeiros, mas não deu. Não temos arrependimentos por termos ficando na pista e tentado uma parada. Claro que é uma pena não termos terminado em sétimo no campeonato, mas ao menos dei tudo", frisou Tsunoda, que foi informado durante a entrevista que tinha sido eleito o 'piloto do dia' pelos espectadores.

Yuki Tsunoda foi o piloto do dia em Abu Dhabi (Foto: Red Bull Content Pool)

"Sério? Obrigado, pessoal!", celebrou o japonês, que também se mostrou positivamente surpreso por ter liderado por cinco voltas, graças à estratégia que o levou à ponta assim que Max Verstappen, vencedor da corrida, efetuou seu pit-stop.

"Em alguns momentos desta temporada, não imaginamos que seríamos capazes de liderar, ainda que fosse por algumas voltas", admitiu Yuki, fazendo, na sequência, um balanço de 2023. "No geral, foi uma boa temporada. Tive um começo muito difícil, mas consegui melhorar, pelo menos em comparação com os últimos dois anos, mas não valeu a pena no final. Bom, ainda ficamos em oitavo depois de estar em décimo, o que é muito bom, mas, ao mesmo tempo, houve grandes erros. Especialmente no México, perdi os pontos. Foi bastante doloroso."

Por fim, felicitou o time de Grove pela vitória pessoal na classificação e ainda aproveitou para agradecer a Franz Tost pelo período como chefe da AlphaTauri. "Parabéns à Williams, eles merecem. Obrigado ao Franz mais uma vez. Eu me diverti com ele nos últimos três anos. Vamos sentir falta", concluiu.

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!