Tsunoda critica dificuldades de frenagem da AlphaTauri: "São problemas do ano passado"

Afetado com sérios problemas de frenagem em Mônaco, Yuki Tsunoda relatou que as dificuldades apareceram ainda no ano passado, mas eram mais frequentes no carro de Pierre Gasly

Yuki Tsunoda tem vivido um problema recorrente na temporada 2023 da Fórmula 1 com o sistema de frenagem da AlphaTauri, motivo de reclamações constantes durante o GP de Mônaco e principal razão pela qual o japonês deixou o Principado sem pontos após andar no top-10 durante a maior parte da corrida. Segundo o piloto, que relatou uma melhora na Espanha, as questões surgiram ainda no ano passado, mas aconteciam com mais frequência no carro de Pierre Gasly — hoje na Alpine.

"Os problemas que sofremos nos freios são, provavelmente, do ano passado", explicou Tsunoda. "Aconteceu mais vezes com Pierre [Gasly] do que comigo, mas está acontecendo mais vezes [nesta temporada]. Não sinto nenhuma eficiência na frenagem, literalmente — [os freios] simplesmente não esquentam", reclamou.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Yuki Tsunoda cruzou a linha de chegada em nono na Espanha, mas perdeu os pontos após ser punido em 5s (Foto: Red Bull Content Pool)

"Você não sente nenhuma eficiência, então, não consegue forçar ao limite em condições de chuva", lamentou. "Obviamente, isso faz com que os pneus fiquem frios e piora as coisas cada vez mais. Tive problemas desde o TL1 [em Mônaco], o que também afetou minha performance na classificação", frisou.

Tsunoda ocupava a nona colocação com 20 voltas restantes em Mônaco, o que acrescentaria dois pontos à contagem da AlphaTauri no campeonato. Entretanto, a chegada da chuva em Monte Carlo prejudicou completamente a corrida do japonês, que não conseguiu se entender com os freios e terminou apenas em 15º.

As dificuldades de Yuki com a frenagem do carro renderam até uma comunicação curiosa com a equipe pelo rádio, e o piloto demonstrou sua já conhecida impaciência ao receber informações de seu engenheiro de corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Yuki Tsunoda se irritou com a AlphaTauri ao ser cobrado em Mônaco (Vìdeo: Sky Sports)

"É uma pena, porque tenho de fazer uma preparação a mais em relação aos outros competidores apenas para aquecer os freios, o que é um pouco desnecessário", criticou Tsunoda.

Apesar das reclamações, Tsunoda elogiou o trabalho da equipe entre uma corrida e outra e disse que o GP da Espanha reservou uma recuperação importante para a AlphaTauri neste sentido. Segundo ele, as alterações feitas pelo time de Faenza deixaram a situação muito melhor em Barcelona, ainda que não tenha sido possível pontuar mais uma vez.

"Nós mudamos um pouco a abordagem dos freios para atingirmos uma temperatura mais agressiva e tivemos de cuidar deles dessa vez", explicou. "Melhorou bastante, porque a eficiência foi muito melhor do que em Mônaco. Acho que o time fez um bom trabalho, e fico feliz por termos dado um passo à frente", finalizou.

Fórmula 1 passa por uma pequena pausa e volta no próximo fim de semana, com o GP do Canadá programado para acontecer entre os dias 16 e 18 de junho — com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.