Williams se orgulha de Albon, mas reconhece decepção com resultado na Holanda

James Vowles, chefe de equipe da Williams, se orgulhou do progresso notável alcançado pela equipe, mas afirmou que um resultado melhor era possível

A Williams voltou a ter um bom desempenho na temporada 2023. No GP da Holanda de Fórmula 1, realizado neste domingo (27), Alexander Albon garantiu à equipe inglesa o oitavo lugar. Embora tenha mostrado certo desapontamento devido às circunstâncias da corrida, o chefe James Vowles afirmou que o time de Grove tem muito o que se orgulhar.

Logan Sargeant, o outro piloto da esquadra britânica, acabou batendo logo no começo da prova e abandonou. O americano já havia colidido no sábado de classificação, porém também teve sua melhor posição de largada no ano.

[relacionadas]

"Foi desapontador", admitiu Vowles, "Por muito tempo na corrida, estávamos em sexto lugar, nos distanciando dos carros que estavam atrás. Isso é uma conquista muito significativa, algo do qual todos podemos nos orgulhar. Chegar a andar em sexto era muito mais do que esperávamos, mas foi o que conseguimos", completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Logan Sargeant bateu forte no GP da Holanda (Foto: reprodução/F1 TV)

Vowles reconheceu que, apesar do desapontamento, a equipe alcançou um progresso notável. No entanto, também afirmou que nem todas as decisões tomadas durante a corrida foram as ideais.

"Não fizemos tudo certo, tanto no início da corrida quanto quando começou a chover novamente. A margem de escolha era bastante estreita. [Sergio] Pérez e a Red Bull fizeram a escolha certa em parar na primeira volta. Como não o fizemos, entendemos que os pneus slicks eram o melhor caminho a seguir. Não conseguimos voltar à posição em que estávamos, mas pelo menos alcançamos novamente a zona de pontos", disse o dirigente.

O chefe de equipe da Williams também abordou a questão das condições climáticas, que desempenharam um papel crucial na corrida. "Sabíamos que seria intensa a chuva do fim da prova. O desafio era saber onde e quando. Há sempre um pouco de sorte envolvida nesse aspecto", explicou o engenheiro inglês.

No entanto, Vowles enfatizou a importância de aprender com a experiência e melhorar as decisões da equipe no futuro. "Precisamos aprender com tudo isso e desenvolver métodos e ferramentas para tomar decisões mais acertadas. Dito isso, o principal é que conseguimos pontos e estamos avançando para entender melhor nosso carro, buscando lutar pela sétima posição no Mundial de Construtores", finalizou o homem forte da Williams.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 1 e 3 de setembro, com o GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.