Valtteri Bottas lidera sessão da manhã em Barcelona

Valtteri Bottas tornou-se o primeiro piloto a estabelecer um tempo com o pneu mais macio da Pirelli e foi o mais rápido na manhã do terceiro dia de testes.

Com o campeão do mundo em título a assistir a partir da garagem da Mercedes, o seu substituto foi constantemente o mais rápido em pista, primeiro com os pneus macios, depois com os supermacios e finalmente com os ultramacios.

[relacionadas]

As melhorias de Bottas foram mínimas em cada composto, com o ganho do macio para o supermacio a ser de apenas 0,3s, retirando depois mais 0,1s a esse tempo com os ultramacios, terminando a manhã com 1:19.705.

Inicialmente isso deixou o Ferrari de Vettel - equipado com pneus médios - bem longe, mas Daniel Ricciardo e Jolyon Palmer tiraram partido dos pneus macios para superar o alemão, que se viu relegado para a quarta posição.

Palmer causou a única bandeira vermelha da manhã, ao perder o controlo do seu Renault na terceira curva do traçado de Barcelona.

Em quinto lugar ficou o Sauber de Marcus Ericsson, que completou uma série de voltas com os pneus supermacios da Pirelli.

O canadiano Lance Stroll foi sexto, completando 55 voltas. No entanto, o piloto da Williams saiu de pista já depois de a sessão ter terminado, não se sabendo que danos foram causados no FW40.

Atrás dele ficaram o Force India de Alfonso Celis e o McLaren de Fernando Alonso, que apesar de completar 28 voltas não estabeleceu uma volta verdadeiramente rápida.

No final da tabela de tempos ficaram o Toro Rosso e o Haas, ambos com alguns problemas durante a sessão.

Para a sessão da tarde, Carlos Sainz substituirá Daniil Kvyat e Lewis Hamilton tentará fazer ainda melhor do que Valtteri Bottas e colocar o Mercedes ainda mais próximo da volta mais rápida de sempre à configuração atual do Circuito de Barcelona.