Wolff apoia 'bronca' da FIA, mas brinca: "Não era chamado à diretoria desde os 12 anos"
Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes, concordou com advertência da FIA por falar palavrão durante coletiva de imprensa no GP de Las Vegas, mas não deixou de fazer piada com a situação
Os problemas durante os treinos livres do GP de Las Vegas ainda causaram alguma comoção na Fórmula 1 na chegada da categoria a Abu Dhabi. Antes do final de semana na pista emiradense, tanto o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, quanto o da Ferrari, Frédérick Vasseur, foram chamados à sala dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para dar explicações pelo 'mau' comportamento, e o austríaco até concordou com a bronca, mas não deixou de fazer uma piada com a situação.
A convocação ocorreu após os dois usarem de linguagem inadequada durante uma coletiva de imprensa oficial. Os incidentes aconteceram na mesma sessão, com Vasseur desabafando sobre os danos causados ao carro de Carlos Sainz quando uma tampa de bueiro se soltou da pista, enquanto Wolff defendeu a organização da prova em Nevada contra alegações de que o tumulto na sexta-feira foi uma mancha na F1.
"Foi ótimo. A segunda vez que fui convocado pela diretoria de algum lugar. A última vez foi em 1984, quando eu tinha 12 anos, na escola”, disse Wolff à Sky Sports.
"Acho que isso é algo positivo, pois, somos modelos a serem seguidos, representamos o esporte, e alguns de nós não têm o inglês como primeiro idioma, então palavrões escapam mais facilmente. E não acho que qualquer pessoa envolvida na F1 deva usar essa linguagem, que pode ser assistida por milhares de jovens na TV", completou.
Não é incomum ouvir pilotos ou chefes de equipe sendo “boca suja”, com palavrões e xingamentos censurados na transmissão ao vivo, mas destacados na série documental "Drive to Survive”, exibida na Netflix.
Em sua decisão contra Wolff, a FIA afirmou que "o uso da linguagem em questão não é comum e foi usado abruptamente durante a coletiva de imprensa. Portanto, não pode ser considerado típico deste chefe de equipe". A organização, com isso, definiu que somente uma advertência era necessária para o austríaco da Mercedes.
Como a audiência da F1 inclui crianças, algo destacado pela terceira transmissão especial do F1 Kids da temporada, o dirigente afirmou que todos estão sob as regras da FIA e da categoria, sem exceção.
"Há um contexto muito maior. É por isso que aceito ser chamado lá. Todos nós, sejam pilotos, representantes de equipes, oficiais, precisamos aderir ao código desportivo. É necessário nos adequar ao código de ética da FIA, todos nós”, finalizou Wolff.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No domingo, a largada está programada para as 10h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!