Será mais difícil ultrapassar em 2017

O receio de que o novo pacote aerodinâmico da Fórmula 1 fará com que as ultrapassagens sejam mais difíceis em 2017 foi confirmado no primeiro dia de testes de pré-temporada, uma vez que os pilotos tiveram mais dificuldade em seguir o carro à frente. Níveis mais altos de downforce tornam mais difícil para um carro seguir outro nas curvas rápidas, porque vai perder aderência na frente.

As ultrapassagens não foram uma das preocupações da FIA quando as novas regras foram formuladas, com o foco a ser tornar os carros mais rápidos e mais desafiadores para os pilotos.

[relacionadas]

"Eu estava atrás de um par de carros na pista e era mais difícil de os seguir, tal como esperávamos", disse Hamilton. "E agora os pneus não têm uma degradação rápida, eles duram, duram e duram. Então, muito provavelmente, vamos ver mais corridas com apenas uma paragem e, uma vez que não há degradação, menos erros e menos ultrapassagens. Esta é a minha previsão, mas posso estar errado."

Massa disse que gostou de estar ao volante do novo Williams FW40, mas também ele alertou sobre as corrida de 2017: "Do ponto de vista da condução, é muito mais agradável para os pilotos", disse o brasileiro. Para o "show", não sei. Tenho a certeza que será mais difícil ultrapassar. Hoje, seguindo atrás de outros monolugares perdia imensa downforce e o carro também é muito maior. Vamos ver, mas acho que será mais difícil ultrapassar."