Sebastian Vettel na pole em qualificação histórica para a Ferrari

Sebastian Vettel conquistou a pole position para o Grande Prémio da Rússia, com a Ferrari a assegurar a primeira linha da grelha de partida, algo que não acontecia desde 2008.

Vettel bateu Kimi Raikkonen por 59 milésimos de segundo ao rodar em 1:33.194 na última fase da sessão de qualificação.

[relacionadas]

Numa sessão em que menos de um décimo separou os três mais rápidos, Valtteri Bottas foi o melhor dos Mercedes - a 95 milésimos de Vettel e a 36 de Raikkonen.

Lewis Hamilton cometeu alguns erros e voltou a ficar atrás do seu colega de equipa, desta vez por quase meio segundo.

Daniel Ricciardo foi 'o melhor dos outros' e vai arrancar da quinta posição, diante do Williams de Felipe Massa. O brasileiro conseguiu intrometer-se entre os Red Bull e terminou à frente de Max Verstappen.

Nico Hulkenberg foi oitavo com o Renault e superou os Force India de Sergio Perez e Esteban Ocon.

Eliminados no Q2 ficaram o Toro Rosso de Carlos Sainz - que terá uma penalização de três lugares na grelha depois da colisão no Bahrain -, o Williams de Lance Stroll, o piloto da casa Daniil Kvyat, o Haas de Kevin Magnussen e o McLaren de Fernando Alonso. O espanhol até estava bem disposto no final do Q1, mas definiu o Q2 de "inacreditável".

Jolyon Palmer bateu no muro depois de perder o controlo do Renault no Q1 e foi 16º, à frente do McLaren de Stoffel Vandoorne. Seguem-se os Sauber de Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson e o Haas de Romain Grosjean, que não melhorou o seu tempo após o acidente de Palmer.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Rússia: