Sauber se desculpa com pilotos após novo erro em pit-stop: "Arruinou corrida de Bottas"
Chefe da Sauber, Alessandro Alunni Bravi lamentou novos erros em pit-stops da equipe, dessa vez na Austrália, e disse que a escuderia "precisa assumir responsabilidade"
Pela terceira vez em três etapas da Fórmula 1 em 2024, a Sauber sofreu com problemas nos boxes na Austrália. Assim como ocorreu em Bahrein e Arábia Saudita, a equipe de Hinwil teve grandes dificuldades com a retirada das porcas durante paradas de Valtteri Bottas e Guanyu Zhou em Melbourne, o que arruinou as chances do finlandês de buscar os primeiros pontos da temporada. Alessandro Alunni Bravi, chefe da escuderia, fez questão de se desculpar com seus titulares.
"Primeiramente, precisamos nos desculpar com nossos pilotos", disse Alunni Bravi. "Especialmente com Valtteri [Bottas], que mostrou na primeira parte da corrida que poderia igualar os pilotos do top-10 e estava claramente brigando por pontos depois de uma boa largada e um ritmo forte", comentou.
"Como dissemos antes da corrida, implementamos medidas para mitigar nossos problemas nos pit-stops, algo que melhorou a situação. Mas, como vimos, não resolveu completamente o problema", lamentou.
De acordo com o chefe, o problema na parada de Bottas foi ligeiramente diferente do que a Sauber viveu nas duas primeiras etapas do campeonato, ainda que o resultado tenha sido o mesmo — o fim do sonho de pontuar.
Além disso, a equipe chegou a deixar uma porca cair em pleno pit-lane, o que rendeu uma multa de € 5.000 [aproximadamente R$ 26,9 mil na cotação atual] da FIA após a corrida.
"O que aconteceu com Valtteri foi um problema diferente, mas ligado ao que aconteceu em Bahrein e Arábia Saudita. Pagamos um preço realmente muito alto, aquilo arruinou completamente a corrida dele", admitiu.
"Como equipe, precisamos assumir nossas responsabilidades quando essas coisas acontecem", prosseguiu Alunni Bravi. "É o único jeito de podermos melhorar", completou.
No fim, a corrida vencida por Carlos Sainz, da Ferrari, terminou com Bottas em 14º e Zhou em 15º. A Sauber segue na nona posição do Mundial de Construtores, empatada com Williams e Alpine — que também não somaram pontos até aqui.
A Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!