Red Bull vê temperatura dos pneus "decisiva" em "loteria" na classificação da sprint

Consultor da Red Bull, Helmut Marko explicou problemas enfrentados por Max Verstappen e Sergio Pérez durante a classificação, e ainda criticou a escolha da China para sediar evento sprint

A Red Bull ficou muito longe de ter a classificação que esperava no circuito de Xangai, nesta sexta-feira (19). Líder do campeonato, Max Verstappen conquistou a quarta posição do grid de largada para a prova curta, enquanto que Sergio Pérez ficou ainda mais atrás, em sexto. Helmut Marko, consultor do time de Milton Keynes, explicou qual foi o principal problema enfrentado pelos pilotos sob condições de pista molhada.

"O fator decisivo foi a obtenção da temperatura dos pneus. O melhor exemplo disso é [Lewis] Hamilton. Ele primeiro estava sofrendo, sem esperança, e depois trocou os pneus, provavelmente com uma pressão de ar mais alta, e de repente ficou competitivo", disse Marko em conversa com os repórteres após a classificação, antes de avaliar o desempenho da dupla taurina.

[relacionadas]

"Pérez foi competitivo, e ele poderia ter chegado à frente se não tivesse errado. Com Max, simplesmente não conseguimos acertar a temperatura, não sabemos o motivo", continuou.

No entanto, Helmut afirmou que em condições de pista seca, a Red Bull deve ser superior às rivais. Desta forma, o austríaco de 80 anos espera resultados melhores no sábado, quando a categoria realiza a corrida sprint e, logo em seguida, a classificação para o GP da China.

Sergio Pérez larga em sexto na sprint do GP da China (Foto: Marco Miltenburg / Racepictures)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Estávamos na frente nas sessões com pista seca. Encontramos uma falha no carro de Max e também fizemos pequenas alterações que tiveram um efeito positivo. Portanto, estamos otimistas de que, amanhã, quando a classificação for no molhado, descobriremos o motivo pelo qual não conseguimos manter a temperatura dos pneus", destacou o consultor da Red Bull, que ainda criticou a escolha de Xangai para sediar uma etapa sprint em 2024, já que o circuito estava fora do calendário desde 2019.

"Acho que o grid de largada mostra, com os dois carros da Sauber entre os dez primeiros, que foi um pouco de loteria. A combinação de corrida sprint e um circuito onde você nunca correu com carros de efeito-solo antes é um pouco no limite", finalizou Marko.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. No sábado (20), a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.