Red Bull retorna e Alonso na pista: o que esperar do 5º dia de testes da F1 em Barcelona

A F1 continua em Barcelona, palco da primeira bateria de testes coletivos de 2026, e as voltas de Red Bull e Aston Martin são aguardadas para esta sexta-feira (30)

A Fórmula 1 chega ao quinto e último dia da primeira bateria de testes coletivos da temporada 2026 nesta sexta-feira (30), com a expectativa de viver a pista de Barcelona em seu momento mais agitado ao longo da semana. Afinal, das 11 equipes do grid atual, oito devem andar no traçado espanhol — apenas Mercedes, Racing Bulls e Williams serão ausências.

A expectativa é de que a pista fique cheia em Barcelona e que o dia seja produtivo, com presenças de Ferrari, Cadillac, McLaren, Red Bull, Haas, Audi, Alpine e Aston Martin.

[relacionadas]

A Red Bull, que aguardava peças de reposição depois da batida de Isack Hadjar e foi ausência na quinta-feira (29), volta a acelerar o RB22 com a presença do tetracampeão mundial Max Verstappen. Por outro lado, Mercedes e Racing Bulls serão ausências por já terem cumprido três dos cinco dias de atividades neste shakedown.

Já a Aston Martin, que pouco andou com o AMR26, é esperada na pista espanhola mais uma vez, agora com o piloto da casa Fernando Alonso. O bicampeão da Fórmula 1 ainda não esteve em ação durante a semana e quer o máximo de quilometragem para testar a unidade de potência da Honda, na nova parceria entre as marcas.

Aston Martin divulgou foto em preto e branco dos testes de pré-temporada (Foto: Aston Martin)

A chuva não deve ser um problema para os piloto neste último dia. As atividades de pista começam com os termômetros em 10°C, com a máxima em 16°C. Os ventos a oeste podem ter rajadas de até 22 km/h.

No primeiro dia de testes, Hadjar foi o mais rápido com a Red Bull. Já a segunda atividade foi liderada por Verstappen, porém contou apenas com a equipe taurina e com a dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton. A chuva foi outro fator que atrapalhou bastante a terça-feira. Kimi Antonelli levou a Mercedes ao topo da tabela de tempos no terceiro dia enquanto o companheiro George Russell ponteou o quarto dia de treinos.

Os testes de Barcelona são privados, e as equipes podem escolher até três dos cinco dias disponíveis para andarem na pista. São oito horas de atividades por dia, com início às 5h (de Brasília, GMT-3). Das 11 inscritas, apenas a Williams confirmou ausência das sessões por atraso no projeto do FW48.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ 5 coisas que aprendemos no dia 4 dos testes de pré-temporada de Barcelona da F1 2026
▶️
 Piastri minimiza falha da McLaren em teste da F1: “Hora de encontrar problemas”
▶️ Leclerc diz estar “cada vez mais confortável” com SF-26 nos testes da F1 em Barcelona