Red Bull pondera 'regra papaia' da McLaren: "Prejuízo se tirarem pontos um do outro"

Helmut Marko, consultor da Red Bull, admitiu surpresa com o fato da McLaren ainda não ter usado ordens de equipe, mas alertou que será uma desvantagem quando Oscar Piastri e Lando Norris começarem a tirar pontos um do outro

A McLaren domina a temporada 2025 da Fórmula 1 e o título no Mundial de Construtores é questão de tempo. Porém, entre os pilotos, nada está definido: apenas 9 pontos separam Oscar Piastri de Lando Norris. Helmut Marko, consultor da Red Bull, ponderou sobre as 'regras papaias' e comentou que será uma desvantagem para eles quando ambos tirarem pontos um do outro. Ele ainda ressaltou que vê o australiano como o piloto mais completo do time britânico.

Em 2024, a McLaren deu preferência a Norris, que tentava brigar pelo título com Max Verstappen. Entretanto, a situação em 2025 é bem diferente. Como a equipe de Woking vem dominando a F1 desde a primeira corrida do ano, a disputa pelo campeonato está entre seus dois pilotos.

[relacionadas]

“Enquanto você for tão dominante, pode permanecer na liderança sem ordens da equipe”, disse o consultor da Red Bull ao F1 Insider. “Acho muito esportivo que eles ainda não tenham usado isso", seguiu.

“Mas quando as coisas ficam mais acirradas, é certamente uma desvantagem se dois pilotos de ponta tiram pontos um do outro. Mas esse não é o caso no momento. Com a liderança que têm, eles não estão arriscando nada”, analisou.

Lando Norris e Oscar Piastri brigam pelo título da F1 em 2025 (Foto: McLaren)

A única vez na temporada em que tiraram pontos um do outro foi no GP do Canadá, onde Norris bateu na traseira do carro de Piastri enquanto tentava realizar a ultrapassagem. O britânico teve de abandonar, enquanto que Oscar conseguiu se manter no quarto lugar.

O australiano é o favorito de Marko para conquistar o título de 2025. “Piastri tem coragem, é mais consistente e sempre tira o melhor de si mesmo. Nunca o vi demonstrando emoções dentro do carro. Norris pode ser mais rápido por volta, mas no geral, vejo Oscar à frente.”

“Piastri teve uma carreira incrível e está melhorando ano após ano. Ele teve algumas oscilações importantes no ano passado, dependendo da pista. Isso não acontece mais”, apontou.

“Porém, Verstappen é Verstappen. Oscar ainda tem um longo caminho a percorrer. No entanto, o potencial para se tornar um grande piloto está lá”, encerrou o consultor da Red Bull.

Fórmula 1 volta às pistas após o recesso de verão, entre os dias 29 e 31 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Hamilton vira pôster de desânimo em caixa de cigarro, e Ferrari devolve com fracasso na F1