Red Bull diz ter "muitos pilotos na Fórmula 2" e promete redução de Academia para 2024

Chefe da Red Bull, Christian Horner admitiu que a intenção dos taurinos é reduzir o número de jovens na Academia para 2024 e focar nas categorias mais básicas de acesso à F1

Conhecida amplamente por seu interesse nas categorias menores do esporte a motor, principalmente na busca por jovens talentos que possam chegar à Fórmula 1, a Red Bull trabalha em uma alteração em sua Academia para o ano que vem. Segundo o chefe dos taurinos, Christian Horner, a gama de pilotos à disposição da equipe é muito grande atualmente, e será necessário diminuir o número de participantes para focar de maneira mais intensa nas principais revelações.

Horner elogiou o trabalho feito pela Red Bull nas categorias de base e destacou alguns dos nomes revelados pela equipe nos últimos anos, todos eles com passagens pela Fórmula 1. Max Verstappen e Sebastian Vettel, inclusive, conquistaram múltiplos títulos mundiais, enquanto Carlos Sainz, Pierre Gasly e Daniel Ricciardo se tornaram vencedores de corridas na categoria. Segundo ele, não é possível ter sempre um grande nome a ser revelado.

[relacionadas]

"Acho que essas coisas acontecem em ondas", avaliou Horner em entrevista ao podcast Unlapped. "[A academia] produziu Sebastian Vettel, produziu Max Verstappen. Daniel [Ricciardo] também é um graduado, Carlos Sainz e Pierre Gasly idem. Tantos pilotos receberam oportunidades e chegaram à F1, e Alexander Albon é outro", pontuou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Enzo, que venceu pela primeira vez na F2 na Bélgica, é um dos jovens da Academia Red Bull (Foto: F2)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Atualmente, porém, o leque de opções da Red Bull em relação à sua Academia cresceu demais. Só na Fórmula 2, por exemplo, são seis pilotos correndo com apoio dos taurinos, e apenas Ayumu Iwasa ainda alimenta chances de título. No total, o número de jovens sobe para 12.

Entretanto, isso contrasta com a dificuldade da equipe para achar um nome incontestável para a AlphaTauri, por exemplo, que contou com Nyck de Vries no primeiro semestre — um nome anteriormente ligado à Mercedes e que nunca fez parte dos quadros taurinos.

Assim, Horner almeja diminuir o número de integrantes da Academia já a partir do ano que vem. Desta forma, a Red Bull poderia olhar com mais carinho para as categorias menores e concentraria seus esforços apenas nos pilotos mais promissores.

"Temos muitos pilotos na Fórmula 2 este ano", admitiu. "Acho que isso será diminuído daqui em diante, talvez com um foco maior nas categorias menores também. Mas, você sabe, um Max Verstappen ou um Sebastian Vettel não aparece todo ano. Então, é sobre garantir que você consegue identificar esse talento quando ele aparece", finalizou.