Red Bull minimiza perda de túnel de vento e provoca: "Ganhamos em motivação"

Christian Horner falou que começar a temporada com menos testes aerodinâmicos deixou a Red Bull mais focada em ser eficaz no que precisa ser melhorado no RB19

Quem olha para o domínio da Red Bull no GP do Bahrein até esquece que a equipe começou a temporada 2023 da Fórmula 1 com o desenvolvimento em túnel de vento limitado por ter violado o teto de gastos em 2021. Acontece que a punição acabou servindo como um fator extra de motivação para os taurinos, que ainda se dizem mais focados no que, de fato, precisa ser trabalhado no RB19 para gerar performance na pista.

Essa é a visão de Christian Horner. À revista inglesa Autosport, o chefe da equipe austríaca foi questionado sobre o impacto da punição no trabalho deste ano. "Acho que nos deixou mais concentrados, e melhorou a eficiência. O que perdemos em túnel de vento, ganhamos em motivação", provocou. Em seguida, foi mais detalhista no que a redução de testes aerodinâmicos pode implicar para a base em Milton Keynes.

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Christian Horner falou sobre o impacto da restrição no tempo de túnel de vento, mas destacou o lado positivo (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

"É algo que você tem de ver ao longo de 12 meses, porque não é simplesmente o carro do ano, é também o do próximo ano. Acho que a coisa mais positiva para nós é que não estamos lidando com uma questão fundamental que absorve esse recurso e tempo", avaliou. "Foi vital para nós poder lidar com essa sanção e ter um ponto de vista sólido. A equipe fez um ótimo trabalho para alcançar isso", completou Horner.

A Red Bull também foi multada em US$ 7 milhões (cerca de R$ 36 milhões) por ter ultrapassado o limite de custos de US$ 145 milhões (R$ 758 mi) em uma margem inferior a 5%. Quanto à restrição do túnel de vento, Horner explicou que são no mínimo 15% a menos, se compararmos com a Ferrari, vice-campeã no ano passado. Para as outras equipes, a desvantagem é ainda maior.

"Temos oito, nove meses ainda pela frente. Significa que temos se ser muito seletivos e extremamente eficientes em como vamos desenvolver esse carro e, claro, o próximo", acrescentou. "Realmente vai depender se alguma coisa mudar no regulamento. Esperamos regulamentos estáveis, mas, claro, é uma desvantagem ter não só a diferença por estar em primeiro lugar no campeonato, mas também mais 10% [pela quebra do teto de gastos]", seguiu.

"Portanto, são 15% a menos que Ferrari e 20% a menos que a Mercedes, e por aí vai. É um número significante. Portanto, para nós, é sobre ser eficiente e eficaz naquilo que aplicamos e escolhemos testar no túnel, e como vamos desenvolver tanto o RB19 quanto o RB20", finalizou Horner.