Red Bull ignora críticas de Verstappen à F1 2026: “Objetivo não é deixá-lo feliz”

Questionado pelo GRANDE PRÊMIO durante coletiva de imprensa no Bahrein, Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull, disse que a equipe não está preocupada em fazer Verstappen ficar feliz com o novo regulamento da F1

Max Verstappen não está contente com os rumos que a Fórmula 1 está seguindo com o novo regulamento, mas isso não preocupa a Red Bull. Em resposta ao GRANDE PRÊMIO, durante a coletiva de imprensa no Bahrein, o diretor-técnico Pierre Waché disse que a prioridade da equipe não é fazer um carro que seja divertido de guiar, mas competitivo e capaz de brigar por vitórias e títulos.

Uma das principais novidades da F1 em 2026 está no motor, que, além de ser abastecido com combustível sustentável, terá 50% de sua potência proveniente da parte elétrica. Isso representa três vezes mais energia elétrica do que a utilizada até 2025, chegando a 350 kW, em vez dos 120 kW atuais. Consequentemente, os pilotos terão de administrar bem a carga da bateria ao longo das voltas.

[relacionadas]

A mudança, no entanto, não agradou Verstappen, que disse que o carro “não é muito divertido de pilotar”, “não parece um Fórmula 1” e é como uma “Fórmula E com esteroides”. Apesar da pouca idade, o tetracampeão já falou sobre aposentadoria e afirmou que sua continuidade na categoria está condicionada à sensação de prazer.

Mas a Red Bull não se importou com a insatisfação de Verstappen e afirmou que o foco é apenas desenvolver um carro competitivo, não necessariamente um que seja prazeroso de guiar.

Max Verstappen comparou os novos carros da F1 com a Fórmula E (Foto: Red Bull Content Pool)

“Meu objetivo não é fazê-lo feliz, ele fica feliz vencendo corridas. Então, o meu trabalho e da equipe é apenas garantir que ele tenha a ferramenta necessária para brigar pelas primeiras posições”, disse o engenheiro da Red Bull.

“O regulamento em si, o design do carro e a forma como os pilotos se sentem em relação a pilotagem estão fora do meu alcance, isso fica a cargo da FIA. Não podemos ter pessoas de fora participando disso. Então meu foco é apenas tornar o carro competitivo”, finalizou o diretor-técnico da Red Bull.

A primeira bateria de testes coletivos da pré-temporada da Fórmula 1 termina nesta sexta-feira (13), no Bahrein. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades IN LOCO com o repórter Leonid Kliuev.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ FIA defende alteração na regra de motores e justifica: “Não queremos controvérsias”
▶️ Hamilton vê F1 “mais lenta que F2” e critica complexidade de 2026: “É preciso um diploma”
▶️ “Estamos ferrados”: Mercedes se preocupa com alteração em regra de motores e cobra FIA