Red Bull exalta "renascimento" e aposta em "competir por mérito em todas as pistas"

Helmut Marko exaltou vitória em Monza e disse que nova filosofia implantada por Laurent Mekies pode levar Red Bull a triunfar até em pistas desfavoráveis, como Singapura

A vitória de Max Verstappen no GP da Itália não foi celebrada somente como um resultado isolado na Red Bull. Para Helmut Marko, o triunfo em Monza também reacendeu a confiança da equipe para o restante da temporada 2025. O resultado é visto internamente como fruto direto da nova abordagem implementada pelo chefe Laurent Mekies, que mudou a forma de trabalho e trouxe otimismo ao time.

A estratégia de apostar mais na sensibilidade dos pilotos e engenheiros, e não somente nas simulações, foi determinante para a Red Bull superar a McLaren em um circuito que até então era considerado um ponto fraco. Para Marko, o impacto da mudança já abre novas possibilidades para as próximas etapas.

[relacionadas]

“Acredito que, com a velocidade que mostramos, devemos poder competir por mérito próprio em praticamente todas as pistas. Singapura seria especial, talvez funcione lá também”, afirmou Marko à emissora austríaca ServusTV.

“Estamos afinando e refinando coisas. Se pudermos continuar melhorando assim, seria fantástico. O campeonato já foi, mas algumas vitórias a mais seriam ótimas”, emendou.

Segundo Marko, Mekies valoriza mais o feedback dos pilotos na preparação para as corridas (Foto: Red Bull Content Pool)

Marko também destacou o impacto de Mekies no ambiente da Red Bull. Para o consultor, o momento é encarado como um "renascimento" da equipe.

A diferença é que a preparação agora é outra. Laurent é um excelente engenheiro. Então não se trata somente de seguir o que a simulação demonstra, mas misturar isso com a experiência de alguém como Max ou dos nossos engenheiros. O objetivo é fazer um carro previsível e mais fácil de guiar”, explicou.

Basicamente é o mesmo modelo. Algumas atualizações chegaram e funcionaram, mas vencer a McLaren com 20 segundos de vantagem, não teria previsto. Isso parece um renascimento para nós — estamos todos radiantes”, concluiu.

F1 retorna neste fim de semana, de 19 a 21 de setembro, em Baku, palco do GP do Azerbaijão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da 17ª etapa da temporada AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP do Azerbaijão de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 105:3007:3009:3010:30
Treino livre 29:0011:0013:0016:00
Treino livre 305:3007:3009:3010:30
Classificação9:0011:0013:0016:00
Corrida8:0010:0012:0013:00

*Horário de Brasília

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2