Red Bull esperava Ricciardo "claramente mais rápido" que Tsunoda por promoção em 2025

Consultor da Red Bull, Helmut Marko admitiu que não esperava ver Daniel Ricciardo tendo dificuldades para superar Yuki Tsunoda em 2024, e ainda afirmou que nenhum dos pilotos da RB está apto para vaga na equipe principal

Helmut Marko não está nada satisfeito com o desempenho de Daniel Ricciardo após as quatro primeiras etapas da temporada 2024 da Fórmula 1. Enquanto o australiano sonhava em vestir o macacão da Red Bull na próxima temporada, o consultor foi claro ao dizer que essa é uma realidade cada vez mais distante, já que o austríaco de 80 anos esperava que o #3 fosse capaz de pelo menos derrotar Yuki Tsunoda.

Após o GP da Austrália, o atual titular da RB (Visa Cash App RB) recebeu um ultimato de Marko, que cobrou resultados mais convincentes nas etapas seguintes, no Japão e na China, para que o australiano tivesse a oportunidade de permanecer no time de Faenza ao longo de toda a temporada. Em Suzuka, Ricciardo foi o culpado do incidente que forçou ele e Alexander Albon, da Williams, a abandonarem a prova. Neste fim de semana, o natural de Perth terá mais uma chance, já que a F1 desembarca em Xangai para o GP da China.

[relacionadas]

No ano passado, logo depois de ter sido escolhido para ocupar o assento deixado por Nyck de Vries, Daniel fraturou a mão esquerda após uma batida durante o segundo treino livre em Zandvoort e teve de se afastar por algumas provas, abrindo caminho para Liam Lawson estrear na categoria. O reserva da Red Bull não desperdiçou a oportunidade e conquistou resultados convincentes — no GP de Singapura, por exemplo, ele terminou em nono e somou dois pontos, algo que Ricciardo ainda não havia feito.

Agora, com a má fase, o Ricciardo se vê assombrado mais uma vez por Liam, que, de acordo com Helmut, tem uma cláusula em seu contrato que lhe permite ir para outra equipe caso não receba uma vaga no grid em 2025.

Liam Lawson substituiu Daniel Ricciardo no ano passado e conquistou bons resultados (Foto: Getty Images)

"Com Liam Lawson como piloto reserva, obviamente temos um piloto forte na equipe que tem contratualmente o direito de pilotar para outra equipe se não conseguir um cockpit conosco em 2025", revelou Marko em entrevista ao portal austríaco Kleine Zeitung.

"A este respeito, seria obviamente emocionante para nós se pudéssemos vê-lo na F1 este ano para ter uma imagem ainda mais clara. Mas é uma questão complexa, por isso teremos de ver como as coisas progridem", continuou o consultor, que afirmou que o desempenho de Ricciardo é insuficiente para colocá-lo como um candidato à vaga na escuderia da marca de energéticos em 2025.

"A expectativa era que ele tivesse de ser claramente mais rápido que Yuki [Tsunoda] se quisesse ter alguma esperança de conseguir uma vaga na Red Bull. Esse não foi o caso até agora, mesmo que tenham ficado próximos [na classificação no Japão]. Veremos como isso se desenvolve", observou Marko.

Por outro lado, Tsunoda também sonha com uma vaga na equipe principal na próxima temporada e, por sua vez, tem conseguido bons resultados até aqui no certame. O japonês já somou sete pontos e atualmente ocupa a 11ª posição do Mundial de Pilotos. Porém, Helmut também não acredita que isso seja o suficiente.

Daniel Ricciardo está cada vez mais distante de vaga na Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

"Yuki teve um ótimo início de temporada e não é mais aquele piloto irritadiço de antes. Foram apenas quatro corridas, então ainda não podemos dizer muito. Mas ele tem Daniel sob controle, mesmo que tenha sido por pouco no Japão", finalizou Marko.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.