Red Bull elogia Dennis e Hadjar em TL1 de Abu Dhabi "conservador": "Foram muito bem"

Chefe da Red Bull, Christian Horner saiu satisfeito com os desempenhos de Isack Hadjar e Jake Dennis no TL1 da F1 em Abu Dhabi. Britânico destacou necessidade de adaptação do britânico, que precisou de tempo até para se ajustar ao capacete

A Red Bull realizou um treino livre bastante diferente nesta sexta-feira (24), em Abu Dhabi, sem as presenças de Max Verstappen e Sergio Pérez na pista. Nos lugares dos titulares habituais, Jake Dennis — campeão da Fórmula E e piloto de desenvolvimento dos taurinos — e Isack Hadjar — da Academia Red Bull — representaram a equipe austríaca e saíram com 16º e 17º lugares, respectivamente, na sessão liderada por George Russell.

Após a atividade, o chefe Christian Horner elogiou as participações dos novatos e ressaltou a adaptação pela qual Dennis precisou passar, já que está acostumado a uma pilotagem bastante diferente na categoria de monopostos elétricos.

Relacionadas

"Acho que os dois foram muito bem", elogiou Horner após o encerramento do TL1 no Circuito de Yas Marina. "Eles aderiram a uma programação específica. Jake [Dennis] se ambientou muito bem ao dar um grande salto da Fórmula E para a Fórmula 1, precisando se adaptar até ao capacete", explicou.

Com um resultado tímido, longe do que a Red Bull costuma alcançar nos treinos da F1, Horner explicou que a programação da equipe foi bem "conservadora", focada em analisar o carro. Na segunda atividade do fim de semana, também programada para esta sexta, Verstappen e Pérez estarão de volta ao cockpit do RB19.

Campeão da Fórmula E, Dennis foi o 16º no TL1 do GP de Abu Dhabi (Foto: Red Bull Content Pool)

"Nós andamos de forma bem conservadora", destacou o chefe da Red Bull. "Foi um exercício muito útil para Jake, que passou horas no mundo virtual [simulador]. Foi muito útil para ele", frisou.

Além da participação dos novatos em si, Horner ressaltou a importância de realizar testes aerodinâmicos para entender as possibilidades de evolução de um carro que já se provou um dos melhores da história da Fórmula 1.

O britânico afirmou que o RB20 será um carro mais "refinado" em relação ao RB19, e não uma espécie de "revolução". Segundo ele, é importante fazer todos os testes possíveis, já que os ganhos passam a ser cada vez menores dentro de um mesmo regulamento técnico.

Isack Hadjar terminou uma posição atrás de Dennis, no 17º lugar (Foto: Red Bull Content Pool)

"É tudo sobre conseguir alguns pequenos ganhos em cada tentativa", explicou Horner. "E nunca é suficiente, porque você não pode deixar de virar nenhuma pedra na Fórmula 1. Em regulamentos estáveis, você começa a receber ganhos cada vez menores", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O TL2 começa às 10h desta sexta, enquanto o TL3 será realizado às 7h30 de sábado — a classificação acontece às 11h. Por fim, a largada, no domingo, está programada para as 10h.

Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!