Red Bull diz que design radical de RB20 foi "última grande aposta" antes de 2026

Paul Monaghan, engenheiro-chefe da Red Bull, tratou o design ousado do RB20 como a última grande aposta da equipe antes da mudança do regulamento em 2026

A Red Bull não teve rivais na Fórmula 1 nos últimos anos e dominou a categoria como poucas vezes foi visto na história do esporte. As demais equipes, que sofreram com o desempenho de seus carros, começaram a desenvolver um projeto inspirado no RB19 — modelo que venceu 21 das 22 corridas do ano passado —, com o intuito de se tornarem mais competitivas. Porém, a marca do energético foi ousada para 2024 e chegou com um RB20 completamente remodelado e ainda mais dominante. De acordo com os austríacos, o novo conceito foi a última grande aposta antes da mudança de regulamento em 2026.

Mesmo tendo vencido com facilidade o Mundial de Pilotos e de Construtores em 2024, a Red Bull decidiu fazer grandes alterações no RB20. O time dos energéticos promoveu mudanças ousadas, principalmente no sidepod e nas entradas de ar, que ficaram com um design um pouco mais agressivo. 

[relacionadas]

E o projeto tem se mostrado bastante eficiente. Segundo Max Verstappen, o conceito do RB20 chegou para corrigir os problemas com as pistas de rua e curvas de baixa velocidade que o RB19 tinha. Por isso, tratou o novo modelo como uma “evolução”. Em 2024, após duas corridas, a Red Bull conquistou duas poles e duas dobradinhas.

Paul Monaghan, engenheiro-chefe da esquadra austríaca, explicou que a mudança do conceito foi a última grande aposta antes da introdução do novo regulamento de motores, que entra em vigor em 2026 e deve mexer na ordem de força do grid.

Max Verstappen disparou na frente da F1 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Ao decidir fazer grandes mudanças no carro, isso abriu um leque de opções para nós. E esse foi o motivo para dizer ‘vamos em frente e mudar isso de forma mais completa’. Provavelmente é nossa última grande aposta, porque teremos de olhar para o carro de 2026 em 2025”, disse Monaghan.

“Ainda podemos melhorar muito o carro. Neste momento podemos encontrar ganhos semelhantes aos do ano passado. Suspeito que no final do ano isso pode diminuir um pouco, mas estamos trabalhando com pessoas extremamente brilhantes e criativas, que vão encontrar soluções. É simples assim”, finalizou o engenheiro da Red Bull.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!