Red Bull critica regime de parque fechado em corridas sprint: “É uma piada”

Para Christian Horner, chefe da Red Bull, equipes deveriam ser livres para fazerem diferentes ajustes nos carros ao longo dos fins de semana de corrida sprint

Em meio aos debates sobre como melhorar as corridas sprint, Christian Horner, chefe da Red Bull, se colocou contra uma das regras aplicadas nos fins de semana com duas provas na Fórmula 1. O dirigente afirmou que o regime de parque fechado, que impede as equipes de alterarem as configurações dos carros após a classificação de sexta, é uma piada, e cobrou mudanças no formato do fim de semana.

Para o mandatário da Red Bull, seria mais sensato permitir configurações distintas para os eventos, já que se tratam de corridas com durações diferentes. O dirigente ainda saiu em defesa de Mercedes e Ferrari e afirmou que os carros de Lewis Hamilton e Charles Leclerc só estavam irregulares após o GP dos Estados Unidos por causa da prova curta realizada no sábado.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Red Bull ainda questionou a necessidade das corridas sprint (Foto: Red Bull Content Pool)

"Para mim, parque fechado é uma piada. Você tem uma sessão para configurar seu carro. E então os engenheiros podem voltar para casa nesse momento. Então, isso precisa ser analisado e tenho certeza que foi um fator que contribuiu para os problemas de altura das equipes que violaram os regulamentos”, disse Horner.

O chefe do time austríaco ainda questionou a necessidade de a Fórmula 1 seguir com as provas curtas em alguns fins de semana.

“Deveríamos realmente ir até os fãs e obter seu feedback também. O que eles querem? Acho que seria interessante olhar para os dados do final do ano sobre o quão popular a corrida sprint tem sido porque, no final das contas, é tudo uma questão de fãs. A razão pela qual fazemos corridas sprint é tentar oferecer mais entretenimento para criar um evento mais atraente”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do México de Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 14h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 18h. Já no domingo, a corrida larga às 17h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.