Red Bull pode comemorar hexa no GP do Japão? Confira matemática do título da F1

Depois do primeiro match-point da temporada, a Red Bull chega ao GP do Japão precisando de uma combinação simples de resultados para levantar o sexto caneco do Mundial de Construtores

Em uma temporada incrível, completamente avassaladora e cheia de recordes, a Red Bull se aproxima a passos largos do hexacampeonato mundial de Construtores na Fórmula 1. E, para que o bi consecutivo seja consumado já na próxima etapa, no Japão, o time de Christian Horner precisa apenas somar um ponto a mais do que a Mercedes, perseguidora mais próxima dos taurinos na tabela do campeonato.

A conta é simples: após o GP do Japão, a Fórmula 1 ainda terá 309 pontos em jogo para as equipes até o encerramento do campeonato, no GP de Abu Dhabi — vale lembrar que as etapas de Catar, Texas e Brasil ainda terão corridas sprint em 2023.

Relacionadas

Como a Red Bull possui 308 pontos de vantagem para a Mercedes no momento [597 a 289], basta que Max Verstappen e Sergio Pérez, somados, conquistem um tento a mais que Lewis Hamilton e George Russell em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Red Bull precisa de apenas 1 ponto a mais que a Mercedes para ser campeã em Suzuka (Foto: AFP)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Ferrari ainda nutre chances matemáticas de título, mas, com 265 tentos, as possibilidades são ainda menores que as da Mercedes. Evidentemente, caso some um ponto a mais que as Flechas de Prata, os taurinos automaticamente eliminam também a escuderia italiana da concorrência.

Em um ano praticamente perfeito, a Red Bull venceu 14 das 15 corridas disputadas pela Fórmula 1, 12 com Verstappen e duas com Pérez. A única exceção ficou exatamente por conta da última etapa realizada até aqui, em Singapura, que terminou com vitória de Sainz.

No ano passado, o bicampeonato mundial de Verstappen foi assegurado justamente no Japão, depois de uma corrida sob muita chuva e certa confusão no fim em relação à definição do campeonato.